28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Instituto Cidade de Guimarães inaugurado em 10 de janeiro com António Costa

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, janeiro 04, 2024
© Direitos reservados
A Câmara Municipal de Guimarães chegou a incluir o momento na programação do Mês da Economia, em outubro de 2023, mas a inauguração do novo edifício dos 3B’s dar-se-á na quarta-feira.

O Instituto Cidade de Guimarães será inaugurado na próxima quarta-feira – 10 de janeiro – com a presença do ainda primeiro-ministro, António Costa, a assinalar a entrada em funcionamento deste Hub de investigação instalado no Avepark, o Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães.

Para além de António Costa, a cerimónia contará também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. A cerimónia dar-se-á mais de dois meses depois de a autarquia vimaranense a incluir na versão original do programa do designado Mês da Economia, agendando-a para 30 de outubro de 2023.

Recorde-se que o Instituto Cidade de Guimarães, cuja obra está concluída e equipada, “será um dos maiores e mais produtivos hubs de investigação da Europa em engenharia de tecidos humanos, medicina regenerativa, biomateriais e células estaminais”, frisou o município aquando da apresentação do projeto.

O edifício faz parte do projeto TERM Research Hub da UMinho (um novo edifício a ligar ao presente edifício do Grupo 3B's da UMinho no AvePark) aprovado no roteiro estratégico de infraestruturas científicas nacionais, tendo sido o projecto nacional de maior dimensão (11 milhões de euros) neste processo altamente competitivo, a ser financiado pela CCDR-N e FCT. 

Esta nova infraestrutura faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas promovido pela FCT, denominado TERM Research Hub compreenderá, então, o edifício atual do grupo 3B’s da UMinho, que também é sede do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa.