19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Barco: Luís Pereira empossado para cumprir “vontade democrática e soberana”

Tiago Dias
Freguesias \ domingo, outubro 17, 2021
© Direitos reservados
Executivo aprovado por unanimidade e Mesa da Assembleia com oito votos favoráveis e um branco. Na coligação Juntos por Guimarães, Teresa Portal renunciou ao mandato, dando lugar a Sandra Guimarães.

“Há que respeitar a vontade democrática e soberana”, vincou Luís Pereira, ao abrir a primeira Assembleia de Freguesia do quadriénio 2021-25 em Barco, mal foram instalados os nove membros que a compõem neste domingo de manhã: seis eleitos pelo PS e três pela coligação Juntos por Guimarães (JpG).

No auditório do Grupo Cultural e Recreativo de Barco, o novo líder da Junta de Freguesia presidiu às escolhas do executivo que o acompanha e também da Mesa da Assembleia de Freguesia. Após voto secreto, Ana Margarida Fernandes (secretária) e António Freitas (tesoureiro) foram eleitos vogais do executivo por unanimidade.

Quanto à Mesa da Assembleia, Luís Pereira propôs José Neves Oliveira para a presidência, com Alexandra Martins e Vítor Ribeiro dos Santos a 1.º e 2.º secretários; a lista foi aprovada com oito votos a favor e um branco.

Antes, José Neves Oliveira, ainda na condição de presidente da Mesa cessante, procedeu à instalação da Assembleia de Freguesia eleita nas Autárquicas de 26 de setembro, em frente a uma plateia a rondar a meia centena de pessoas; entre elas contavam-se o presidente da concelhia do PS de Guimarães e presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, o recém-empossado vereador municipal Nelson Felgueiras, o ex-presidente da Junta de Barco, Sérgio Silva, e o líder da JSD de Guimarães, Eduardo Fernandes.

Nesse momento, o responsável comunicou a renúncia ao mandato por Teresa Portal, terceiro membro eleito pela JpG (PSD/CDS-PP), devido a “motivos de saúde”. Como os elementos que se lhe seguiam na lista, Francisco Silva e Amadeu Castro, também renunciaram por causa de “motivos pessoais e profissionais”, o lugar na Assembleia de Freguesia foi ocupado pela número seis da candidatura, Sandra Guimarães.

 

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Partido Socialista – Luís Pereira, Ana Margarida Fernandes, António Freitas; Célia Freitas; José Manuel Oliveira e José Miranda;

Coligação Juntos Por Guimarães – Filipe Miranda, Carlos Correia e Teresa Portal.