Bandeiras Verdes do Eco-Escolas serão entregues em Guimarães
A cidade de Guimarães e o Multiusos de Guimarães receberão durante todo o dia de sexta-feira, 18 de outubro, o Dia das Bandeiras Verdes 2019. São esperadas em Guimarães cinco mil estudantes representando escolas de todo o país.
O dia será preenchido com várias atividades associadas ao Ambiente e à Ecologia. A sessão de entrega dos galardões Eco-Escola decorrerá durante a tarde.
Na edição referente ao ano letivo 2018/2019 participaram 1564 escolas. Do concelho de Guimarães participaram 54 escolas, sendo que 51 delas receberão a Bandeira Verde. Da região envolvente à vila das Taipas participaram 13 escolas.
Limitando a análise à escolas da vila de Caldas das Taipas, todas ficaram posicionadas para receber a bandeira verde. Sublinhe-se a chegada a esta lista do Centro Social das Taipas, que participou pela primeira vez e consegue a bandeira.
A Escola da Charneca consegue o segundo galardão consecutivo (nas oito participações ganhou sete). A Escola do Pinheiral participou 11 vezes e teve oito bandeiras.
A campeã das bandeiras é mesmo a Escola Básica das Taipas que participou em 13 edições conseguindo manter sempre a bandeira hasteada durante este tempo. Também a Secundária das Taipas irá receber o galardão pela quarta vez consecutiva.
A entrega da Bandeira Verde é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar. O programa Eco-Escolas faz parte na estratégia de educação para a cidadania da escola.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. A nível nacional o programa é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Em Guimarães conta ainda com o apoio da Câmara Municipal.