17 setembro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Autárquicas 2021: Cândido Capela é o nome da CDU para a União de Briteiros

Tiago Dias
Política \ quinta-feira, agosto 05, 2021
© Direitos reservados
Vereador municipal entre 1985 e 1998 e entre 2001 e 2005, o comunista candidata-se à união de freguesias a norte do concelho. Caldelas é a freguesia com mais candidatos nessa área.

As listas às 12 freguesias no norte do concelho de Guimarães foram formalizadas até segunda-feira e estão afixadas no tribunal. Para além dos candidatos oficializados pelos partidos através dos sites e das redes sociais, há nomes que só se tornaram públicos após o encerramento do prazo para entrega. Um deles é o do antigo vereador na Câmara de Guimarães, Cândido Capela Dias.

Membro do executivo municipal entre 1985 e 1998, o comunista vai-se candidatar à União de Freguesias de Briteiros Santa Leocádia e Briteiros São Salvador, que terá mais dois elementos na corrida: Abílio Freitas, pelo PS, após um mandato em que foi presidente pela coligação Juntos por Guimarães (JpG), e Diogo Costa, o agora candidato da força política que alia PSD e CDS-PP. O candidato da CDU foi ainda deputado na Assembleia da República entre 1999 e 2002.

Quanto às restantes 11 freguesias e uniões abrangidas pelo Reflexo Digital, Caldelas destaca-se como aquela que reúne mais listas: são cinco. Além da candidatura socialista encabeçada pelo atual presidente, Luís Soares, concorrem ainda à posição Constantino Veiga (JpG), presidente entre 2005 e 2017, Jorge Freitas (CDU), Rui Antunes (BE) e Isaque Mendes (Chega).

Em Barco, o presidente da Junta nos últimos oito anos, Sérgio Silva, vai deixar o cargo, aparecendo Luís Ferreira a ocupar a vaga socialista. Na União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande São Clemente, o ainda autarca do PS, Bruno Falcão, está de saída; no seu lugar, aparece Lucinda Oliveira. O mesmo cenário repete-se em Sande São Martinho: Armindo Silva deixa a posição ocupada nos últimos quatro anos, depois de eleito pelo PS, e dá o lugar a Miguel Bessa.

Já na União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Fernando Cardoso surge como candidato do PS, após quatro anos a liderar o território como membro da coligação JpG. Nessa união, regista-se ainda a curiosidade de o candidato da CDU, Manuel Balinha, residir em Pevidém.

O Reflexo Digital apresenta abaixo os candidatos às 12 Juntas de Freguesia do concelho – a ordem partidária é a dos resultados para cada junta nas Autárquicas de 2017.

 

Candidaturas às Juntas de Freguesia

Barco

Luís Ferreira (PS)

Filipe Miranda (JpG)

Mário Fernandes (CDU)

 

Brito

Fátima Saldanha (PS)

Nelson Pinto (JpG)

Susana Meira (CDU)

 

Caldelas

Luís Soares (PS)

Constantino Veiga (JpG)

Jorge Freitas (CDU)

Rui Antunes (BE)

Isaque Mendes (Chega)

 

Longos

Isilda Silva (PS)

José Ribeiro (JpG)

Cláudia Vieira (CDU)

 

Ponte

Sérgio Castro Rocha (PS)

Virgínia Encarnação (JpG)

Daniel Salazar (CDU)

 

Prazins Santa Eufémia

Natália Fernandes (JpG)

Fernando Pereira (PS)

Abílio Gomes (CDU)

 

Sande São Martinho

Miguel Bessa (PS)

Cláudia Silva (JpG)

José Alves Martins (CDU)

 

União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia

Abílio Freitas (PS)

Diogo Costa (JpG)

Cândido Capela Dias (CDU)

 

União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim

Vítor Pais (PS)

Fernando Ribeiro (JpG)

António Gomes (CDU)

 

União de Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar

Francisco Gonçalves (PS)

Bruna Costa (JpG)

Manuel de Freitas (CDU)

 

União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande São Clemente

Lucinda Oliveira (PS)

Tiago Rodrigues (JpG)

José Mendes (CDU)

 

União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar

Fernando Cardoso (PS)

Eduardo Fernandes (JpG)

Manuel Balinha (CDU)