25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Constantino Veiga é candidato da coligação Juntos por Guimarães a Caldelas

Redação
Política \ terça-feira, agosto 03, 2021
© Direitos reservados
Presidente da Junta entre 2005 a 2017 concorre de novo ao cargo, após ter saído devido à limitação de mandatos. Nas próximas Autárquicas, os candidatos à liderança da freguesia serão cinco.

Quatro anos depois de ter deixado a liderança da Junta de Freguesia de Caldelas, Constantino Veiga ambiciona reaver o cargo no próximo ciclo autárquico. Eleito por três vezes consecutivas entre 2005 e 2017, o agora candidato pela coligação Juntos por Guimarães (JpG) tenciona recuperar o poder perdido para o PS em 2017.

O Reflexo consultou as listas oficiais, afixadas no hall do tribunal de Guimarães, sendo que em Caldelas haverá cinco nomes à escolha no boletim de voto: além do arquiteto de 60 anos que representa a aliança entre PSD e CDS-PP, concorrem às Autárquicas de 26 de setembro o atual presidente Luís Soares, pelo PS, Jorge Freitas, pela CDU, Isaque Mendes, pelo Chega e Rui Antunes, pelo Bloco de Esquerda.

Eleito pela primeira vez para a Assembleia de Freguesia em 2001, pela CDU, Constantino Veiga integrou nesse mandato o executivo liderado pelo socialista Remísio Castro. Quatro anos depois, candidatou-se pela primeira vez à presidência, já pelo PSD, e obteve um triunfo por maioria absoluta que viria a repetir em 2009.

Em 2013, formou executivo com elementos da sua lista, mas sem maioria na Assembleia de Freguesia. Quatro anos depois, abandonou o cargo devido à limitação de mandatos. Em 2017, coube a Manuel Ribeiro encabeçar a lista da coligação JpG, mas as eleições foram ganhas pelo PS de Luís Soares, com maioria absoluta.