24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Abílio Freitas e Fernando Cardoso recandidatam-se às juntas, mas pelo PS

Tiago Dias
Política \ segunda-feira, maio 03, 2021
© Direitos reservados
Os dois presidentes venceram as Autárquicas de 2017 pela Coligação Juntos por Guimarães, mas avançam para as eleições de setembro ou outubro próximo pelos socialistas.

Já é certo que as Autárquicas de 2021 vão ter mudança de cor política entre os presidentes que se recandidatam à liderança das respetivas juntas de freguesia ou uniões de freguesias, apurou o Reflexo Digital.

Na União de Freguesias de Santa Leocádia de Briteiros e São Salvador de Briteiros, Abílio Freitas exerce o mandato em curso pela coligação Juntos por Guimarães, mas, no sufrágio agendado para o segundo semestre de 2021, vai-se recandidatar à presidência pelo PS. Um pouco a leste, na União de Freguesias de São Salvador de Souto, Santa Maria de Souto e Gondomar, Fernando Cardoso realizou a mesma troca: eleito em 2017 pela coligação que reúne PSD e CDS-PP, é um dos nomes socialistas para as eleições deste ano.

No caso de Abílio Freitas, esta não é a primeira mudança de partido no seu trajeto. O político liderou a freguesia de Santa Leocádia de Briteiros enquanto socialista antes da reorganização administrativa, mas, em 2017, candidatou-se à presidência da união de freguesias pela coligação. Acabou por vencer as eleições com 541 votos (49,45% do total), superando os 465 do PS (42,5%).

O Reflexo também já sabe quem será o nome da coligação para a união de freguesias: trata-se de Diogo Costa, membro da Juventude Social Democrata.

Em Souto e Gondomar, Fernando Cardoso foi eleito para o primeiro mandato há quatro anos, por uma margem de 47 votos: a coligação PSD/CDS-PP obteve 631 votos (46,64%) enquanto o PS se ficou pelos 584 (43,16%).

 

Vítor Pais recandidata-se a Santo Estêvão e Donim

Em 2017, Vítor Pais foi eleito presidente da União de Freguesias de Santo Estêvão de Briteiros e Donim pelo PS e, neste ano, vai-se recandidatar pela mesma força política, soube o Reflexo Digital. Há quatro anos, o autarca venceu o sufrágio com 733 votos (54,58% do total), mais 199 do que os recolhidos pela coligação de direita (39,76%).

Quanto ao PSD e o CDS-PP, ainda não se conhece o candidato à União de Freguesias, mas Fernando Lourenço, cidadão que presidiu à UF de Santo Estêvão e Donim entre 2013 e 2017 e, antes, à freguesia de Donim, sempre pelo PS, está envolvido no processo.

 

* com Carolina Pereira

 

CORREÇÃO, 20:37 de 05 de maio de 2021: O Reflexo Digital noticiou erradamente que Fernando Lourenço seria o candidato à União de Freguesias de Santo Estêvão de Briteiros e Donim pela coligação Juntos por Guimarães. O cidadão está envolvido na candidatura, mas não vai encabeçar a lista.