28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Animação de Verão: “diversificada” e com “prata da casa”

Bruno José Ferreira
Cultura \ quarta-feira, setembro 20, 2023
© Direitos reservados
Junta de Freguesia olha de forma “positiva” para a animação de verão que contou com oito eventos em quatro espaços, de 21 de julho a 2 de setembro. Aposta em “artistas da terra” foi uma mais-valia.

Os fins-de-semana, desde o final de julho até ao início de setembro, contaram com vários momentos da já habitual Animação de Verão nas Taipas, sendo que em 2023 foram confecionados oito momentos distintos de entusiasmo em quatro locais diferenciados do centro da vila. “O balanço só pode ser positivo”, de acordo com Patrícia Correia, 1.ª Vogal da Junta de Freguesia e principal responsável pela organização destes momentos culturais.

Conjugando a programação com a agenda cultural dos Banhos Velhos, “para não colidir”, Patrícia Correia destaca três aspetos como fundamentais: a “diversidade” da oferta, os “diferentes espaços percorridos” e a aposta em “prata da casa”. “Tivemos a preocupação em organizar uma animação diversificada que fosse de acordo a diferentes interesses e preferências, com música e chegasse não só a diferentes públicos e faixas etárias”, diz em declarações ao Reflexo, lembrando, por exemplo, que a animação terminou – já em setembro – com iniciativas para o público mais novo, como o Mercadinho do Livro Infantil.

Por outro lado, destaca Patrícia Correia, houve por parte da Junta de Freguesia de Caldelas “preocupação em distribuir as iniciativas por diferentes espaços”. “Tentámos apostar nas praças, como a Praça Dr. Antunes Guimarães ou a Praça conde Agrolongo”, sustenta, lembrando que o parque e o mercado figuram quase como locais obrigatórios, como foi o caso do encontro de concertinas “numa vertente mais popular, no parque, muito direcionado aos emigrantes que estão cá de visita”.

Como último tópico de destaque, a 1.ª Vogal da Junta de Freguesia menciona o facto de esta programação ter sido desenvolvida com “artistas da nossa terra”. “Pensamos que isso é importante, tivemos saxofone com a Anita, tivemos os Gaspea, que são de cá, a Sofia com os fados, também é de cá e trouxe a Associação Guimarães Fado, entre outros”, enumerou, sem esquecer a exposição de pintura “dinamizada pelos alunos do nosso agrupamento de escolas”.

[ndr] Artigo originalmente publicado na edição de setembro do Jornal Reflexo.