26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

AET integra Plano Nacional das Artes para "abrir escola ao exterior"

Redação
Educacao \ quarta-feira, outubro 13, 2021
© Direitos reservados
Criar "uma nova centralidade cultural no concelho de Guimarães" é um dos objetivos. Projeto vai "conceder uma maior visibilidade às atividades/projetos normalmente dinamizados no Agrupamento".

O Agrupamento de Escolas das Taipas (AET) integra, a partir de agora, o Plano Nacional das Artes. Com este Projeto Cultural, o AET pretende criar "uma nova centralidade cultural no concelho de Guimarães, organizar equipas e espaços, estimular a aplicação de pedagogias centradas no aluno, abrir a escola ao exterior".

Está também nos planos "criar canais de divulgação das atividades dentro e fora da escola, apoiar a cultura e as artes, mobilizar a comunidade". Em comunicado, o agrupamento refere ainda que a integração no Plano Nacional das Artes vai "conceder uma maior visibilidade às atividades/projetos normalmente dinamizados no Agrupamento".

Apoiar e criar eventos que sirvam de mostra para trabalhos de produção criação artística dos alunos é um dos motes. "Paralelamente", diz o comunicado, vai procurar-se "consciencializar para o valor do património cultural como fator de coesão e de pertença, e para as artes como promotoras da formação integral do indivíduo".

Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.