26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

AET integra o Plano Nacional de Cinema e anuncia Festival de Curtas

Redação
Educacao \ terça-feira, janeiro 11, 2022
© Direitos reservados
Embora este plano possibilite o acesso a conteúdos, o AET irá, também, produzir e desenvolver atividades cinematográficas: o primeiro desafio será o “Festival de Curtas Metragens”.

O Agrupamento Escolas das Taipas (AET) integra, a partir desta semana, o Plano Nacional de Cinema e encara a integração "como o veículo capaz de facilitar e promover a prossecução" de princípios educativos como a promoção da educação para a liberdade e uma cultura de inclusão e solidariedade e a valorização da cooperação e abertura ao meio. O primeiro desafio será o Festival de Curtas Metragens.

"Proporcionar aos alunos novas e significativas oportunidades de fruição/vivência cultural e artística, para além de se poder conceder uma maior visibilidade às atividades/projetos normalmente dinamizados no Agrupamento" é um dos objetivos. "Gerar, progressivamente, uma convergência entre os hábitos e o conhecimento cinéfilo e uma cidadania cultural que se quer mais participativa, no sentido da formação, da informação e da inovação, de acordo com os objetivos pretendidos na utilização desta ferramenta, também de índole pedagógica", escreve o agrupamento na nota informativa. 

Embora este plano possibilite o acesso a conteúdos, o AET irá, também, produzir e desenvolver atividades cinematográficas, "promovendo nos alunos uma literacia fílmica". O primeiro desafio será o “Festival de Curtas Metragens”, com temática e periodicidade anual.

A Escola Básica das Taipas poderá dar expressividade às atividades e conteúdos cinematográficos associados a este Plano Nacional, alimentando um projeto cultural e uma cultura de escola que gere uma cidadania mais participativa e uma atitude crítica sobre o nosso mundo, potenciando hábitos culturais e uma literacia cinéfila junto dos nossos alunos e da própria comunidade educativa.