24 de junho. Medalha de Mérito a Ernesto Soares aprovada por unanimidade
A proposta de atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a Teresa Gama Brandão (Mérito Social), Jorge Nascimento (Mérito Cultural), Ernesto Soares (Mérito Humanitário) e Vasco Silva de Faria (Mérito Artístico), no âmbito das Comemorações do 24 de Junho, foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara.
Este ano não vai ser atribuída a Medalha de Honra, o mais alto galardão que no ano passado foi entregue ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A coligação Juntos por Guimarães (JpG) associou-se "naturalmente" à homenagem a "ilustres cidadãos". "Registo que Guimarães está a distinguir aqueles que melhor a servem. De facto, estas quatro personalidades são cidadãos que se distinguiram", vincou o vereador Ricardo Araújo.
Dos quatro agraciados, três são "filhos adotivos" de Guimarães, reforçou o social democrata. A proposta mereceu "total apoio" da coligação. "Uma proposta muito feliz", referiu.
A Medalha de Mérito Municipal compreende o grau ouro e destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se distingam pelo seu significativo contributo em áreas específicas de atividade – social, humanitária, empresarial, cultural, científica, cívica, desportiva, política ou outras – de que advenham assinaláveis benefícios para o prestígio e notoriedade do Município, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, para a honra da sua história ou para o seu desenvolvimento futuro.
A sessão solene está agendada para o dia 24 de junho, às 18h30, no Campo de São Mamede, no âmbito das Comemorações do Dia Um de Portugal