20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

164 inscritos no Torneio Internacional de Ténis de Mesa: "Um bom convívio"

Bruno José Ferreira
Desporto \ quinta-feira, junho 23, 2022
© Direitos reservados
A XIII edição da competição desportiva promovida pelo emblema taipense, está agendada para o dia 25 de junho – sábado – no Pavilhão da Escola Secundária de Caldas das Taipas.

O Clube de Ténis de Mesa das Taipas vai voltar a organizar o seu habitual torneio que, depois de doze edições consecutivas, foi interrompido devido à pandemia. A XIII edição da competição desportiva promovida pelo emblema taipense, está agendada para o dia 25 de junho – sábado – no Pavilhão da Escola Secundária de Caldas das Taipas. 

Segundo Domingos Marques, presidente do Clube de Ténis de Mesa das Taipas, “foram endereçados convites aos principais clubes da região para, como é costume, participarem com os seus atletas neste torneio”. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, da Junta de Freguesia de Caldelas e ainda da Associação de Ténis de Mesa de Braga. Para além da vertente federativa, está prevista a organização de um torneio não federado aberto a quem deseje participar.

O XIII Torneio de Ténis de Mesa das Taipas disputa-se entre as 9h30 e as 19horas, sendo que o recinto estará disponível a partir das 8h30. No caso do torneio não federado a prova será disputada em jogos à melhor de três num escalão único, sendo que na prova federada os jogos serão disputados à melhor de cinco nos seguintes escalões: Sub-10/Sub-12 (Masculinos/ Femininos); Sub-15 Masculinos; Sub-19 Masculinos; Seniores Masculinos; Sub-15/Sub-19 e Seniores Femininos.

Apesar da incerteza provocada pela pandemia, Domingos Marques acredita que o torneio acabará por ter uma participação similar à de anos anteriores. “A nossa previsão é que possam marcar presença cerca de duas centenas de participantes, os melhores da zona norte, tal como é hábito. Estamos na expectativa, vamos ver como corre depois de dois anos sem a realização do torneio”, aponta Domingos Marques. Inscreveram 164 atletas, sendo que nove são de Espanha, conferindo cunho internacional ao torneio.

É possível assistir ao desenrolar do torneio de forma gratuita, e haverá serviço de bar disponível no pavilhão, de forma a angariar receitas para fazer face às despesas inerentes à realização do evento. Recorde-se que a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu um subsídio de 750 euros ao Clube de Ténis de Mesa das Taipas para a organização deste torneio.

Para além da vertente competitiva, Domingos Marque espera que o XII Torneio de Ténis de Mesa das Taipas “possa voltar a ser um bom convívio entre todos os presentes, a exemplo do que
aconteceu em edições anteriores”. Serão atribuídas taças aos quatro primeiros classificados de cada escalão, um prémio extra para os finalistas de todos os escalões e ainda prémio de participação para todos os participantes.