26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

12ª edição do “Citânia Viva” termina este sábado

Redação
Sociedade \ sexta-feira, setembro 08, 2017
© Direitos reservados
A partir das 18h, deste sábado, terá lugar no Museu da Cultura Castreja uma “festada” popular, seguindo-se um jantar tradicional e, pelas 22h, a Citânia Viva encerra com o espetáculo de teatro “A Descoberta”.

Organizado pela Casa do Povo de Briteiros, com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento, o evento Citânia Viva deste ano, subordinado ao tema “Celebração da Arqueologia do Séc. XX”, teve início no dia 8, com uma caminhada castreja até à Citânia de Briteiros e uma representação “Ritual Castrejo”, apresentada no Balneário Sul da Citânia de Briteiros.

Para este sábado, está prevista uma “festada” popular (à semelhança do que acontecia nos tempos de Martins Sarmento, ao longo de quase todo o século XX), contando com apresentações de folclore, música popular e animação. Seguir-se-á um jantar tradicional, onde os visitantes poderão saborear um conjunto de petiscos especialmente preparados para a ocasião. No final, a partir das 22h, realizar-se-á no mesmo local, o espetáculo de teatro “A Descoberta”, onde se recuperam duas figuras centrais da Sociedade Martins Sarmento: Ricardo de Freitas Ribeiro, responsável pelas estações arqueológicas e Mário Cardozo, Presidente da Direção da SMS durante mais de quarenta anos.