01 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Tem feito a sua higiene... do sono?

Catarina Gomes
Opinião \ sexta-feira, março 03, 2023
© Direitos reservados
Quase que me atreveria a dizer que os problemas do sono são a nova epidemia. As queixas são variadas: ou adormece-se demasiado tarde, ou acorda-se demasiado cedo.

Caro leitor, à primeira vista, o título poderá soar estranho, até um tanto ofensivo. Mas desengane-se. O objetivo deste artigo é trazer à discussão um tema frequentemente desconhecido e consequentemente negligenciado.

Quase que me atreveria a dizer que os problemas do sono são a nova epidemia. As queixas são variadas: ou adormece-se demasiado tarde, ou acorda-se demasiado cedo. Perguntam-me, timidamente, em consulta, se não há um comprimido que possam tomar para remediar esta sina de noites mal dormidas.

E, então, onde entra a higiene do sono? O que é a higiene do sono?

É um termo um tanto pomposo, mas na prática a resposta é simples: são os cuidados que devemos ter antes de deitar (e inclusive na nossa rotina do dia) que nos permitem ter um sono mais reparador. A higiene do sono envolve medidas muito simples tais como: evitar café, álcool e outros estimulantes nas horas que antecedem o período em que nos vamos deitar; evitar refeições copiosas ao jantar e aqueles snacks mesmo antes de ir para a cama.

Talvez a medida mais difícil de adotar nesta série de recomendações consiste na evicção de ecrãs. Pois bem, é praticamente impossível não mexer no telemóvel, ver televisão, ir ao computador nas quatro horas que antecedem o nosso sono. Não só o estímulo luminoso nos vai deixar mais despertos, como a informação que vemos e lemos pode ser frequentemente fonte de estímulo e geradora de stress. Importante, é também, evitar a realização de exercício vigoroso nas ultimas horas do dia, pois isso também o deixará mais desperto.

Outra regra muito importante é que a cama não deve ser utilizada para trabalho intelectual ou de lazer, se bem que é aceitável a leitura de um pequeno capítulo de um livro do seu interesse pois isto também ajuda a sua mente a relaxar e a desligar do dia-a-dia.

Se, apesar de todos estes cuidados, não vê resultados, não desista à primeira, nem faça sestas durante o dia. Estas só servirão para agravar o problema! O importante é ser constante. Ser assertivo nas rotinas, ter um horário regular de deitar e acordar.

E pronto, de forma resumida, é isto a higiene do sono. Tem-na feito ultimamente?...