O Futuro está nas nossas mãos
O ano de 2024 foi um ano de grande dinâmica e intensidade política. A vitória da AD, nas eleições legislativas, permitiu virar a página da estagnação socialista e criar uma onda de esperança no nosso país. Hoje, temos um governo liderado pelo Dr. Luís Montenegro que olha para os jovens e para os seus problemas e que os coloca no centro das prioridades das suas políticas nacionais.
Vivemos tempos em que se torna imprescindível reconhecer a juventude como um motor fundamental de transformação social e municipal. Os jovens não são apenas o futuro, como tantas vezes se repete, mas são, sobretudo, o presente. São agentes de inovação, criatividade e dinamismo que trazem novas perspetivas para os desafios do quotidiano.
Mas para isso não basta o reconhecimento generalizado da importância dos mais novos na participação das causas públicas. É necessário que este reconhecimento seja repercutido em medidas que coloquem os jovens e os seus problemas no centro das políticas municipais. As políticas de juventude são, neste momento, um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho
Promover a integração e a participação dos jovens, mais do que uma vontade e necessidade, é uma obrigação de quem tem nas suas mãos o poder de conduzir uma comunidade em valores de solidariedade, cidadania e bem-estar. Quando criamos condições para que os jovens se expressem e atuem, todos ganhamos: os jovens, as comunidades e as gerações futuras.
Em 2025, temos a oportunidade de voltar a colocar os jovens e os seus problemas no centro das políticas municipais vimaranenses. Um concelho que preza pelos seus jovens não pode ter uns meros 98 mil euros alocados à área da juventude. Esta verba representa apenas 0.04% do orçamento total. Se queremos valorizar, reter e captar jovens, a nossa ambição tem de ser maior. É preciso criar condições para que os jovens vejam em Guimarães um concelho onde possam encontrar oportunidades, estabilidade e qualidade de vida.
Desta forma, assumimos o compromisso de, conjuntamente com o PSD Guimarães e, em particular, com o Dr. Ricardo Araújo, construir uma alternativa de mudança e confiança para o nosso concelho. Uma alternativa que volte a valorizar o papel jovem na nossa sociedade. Uma alternativa que una todos os vimaranenses em torno de um concelho mais desenvolvido e mais coeso.
Após 36 anos consecutivos do PS nos destinos do nosso município, é urgente uma mudança de paradigma. O rumo do nosso concelho está nas mãos de cada um de nós. Conta connosco para mudarmos Guimarães, por um concelho com mais ambição e maior crescimento.