Mais ambição e maior crescimento
Ocorreu no passado domingo a tomada de posse da JSD Guimarães, onde assumi oficialmente o destino da estrutura para os próximos dois anos.
Tive, por isso, a oportunidade de alertar, uma vez mais, para a ausência de políticas municipais direcionadas para a juventude, que tornam Guimarães um concelho pouco atrativo para os jovens estudarem, trabalharem e viverem. Ao longo dos últimos anos, os jovens vimaranenses deixaram de estar representados nas políticas municipais, sem que lhes fosse reconhecido e valorizado o seu papel na nossa sociedade.
É tempo de reverter este ciclo. É tempo de voltar a colocar os jovens no centro das prioridades da política municipal, reconhecendo a sua importância. Para isso temos de construir e implementar, em conjunto com estes, uma política de juventude transversal, que afirme como prioritária a execução de projetos que visem a criação de oportunidades que permitam os jovens do nosso concelho a possibilidade de permanecerem em Guimarães.
Queremos, deste modo, promover a participação dos jovens na sociedade civil – Guimarães um concelho de todos e para todos – reforçando o papel do Conselho Municipal da Juventude, atribuindo mais competências e capacidade de decisão e com isso aproximar a autarquia dos jovens, das suas necessidades e ambições.
Ao nível económico, pretendemos promover o talento e o empreendedorismo – Guimarães um concelho de inovação – fomentando a ligação entre a universidade do minho, o município e as empresas vimaranenses, bem como incentivar e criar condições para a criação de Start-Ups de base científica. Neste contexto, torna-se igualmente importante incentivar a criação de espaços de co-living e co-working potenciando o valor passível de ser criado.
Queremos também que Guimarães seja um concelho que apoia os jovens casais, que promove a natalidade e o apoio à primeira infância. Desta forma, torna-se essencial criar condições, tal como o governo nacional o tem feito, para aumentar a oferta de habitação, bem como aumentar a oferta de berçários e creches. Estes são dois fatores essenciais para promover a fixação e a natalidade no concelho.
Além disso, é igualmente importante apoiar os jovens artistas locais e fornecer-lhes condições para que estes se possam desenvolver e crescer enquanto artistas. Por isso, é fundamental criar bolsas de apoio à criação artística local, atenuando as condições precárias que muitos jovens têm.
Pretendemos, ao nível do desporto e da saúde, garantir que todas as crianças e jovens possam ter acesso à prática desportiva, incluindo a federada. Assim, o município deverá assumir o pagamento dos custos de inscrições federativas, bem como os exames médicos obrigatórios. Esta é já uma prática comum em concelhos vizinhos, ao qual ao nosso município tem rejeitado constantemente a adoção desta medida.
Estas são apenas algumas das muitas medidas que pretendemos debater e apresentar em diversas áreas. Guimarães é um concelho cheio de jovens com enormes talentos e qualidades. É tempo de valorizar os jovens vimaranenses e solucionar os seus problemas. Só assim conseguimos capitalizar o talento dos jovens vimaranenses e potencializar o nosso concelho.