Guimarães à deriva
Não é de agora que, o nosso concelho governado pela Partido Socialista (36 anos consecutivos), está estagnado e sem visão de futuro. Esta ausência de rasgo e de projeção de futuro está a prejudicar gravemente o desenvolvimento de Guimarães e dos jovens que por cá habitam.
Mas vamos aos factos. No primeiro semestre de 2023, Guimarães garantiu 1 milhão de euros destinados ao projeto de ligação por BRT (Bus Rapid Transit) entre Guimarães e Braga. Foi assim, nesta ocasião, dado o passo inicial para a ligação por via dedicada entre Guimarães e Braga, e à estação ferroviária de Alta Velocidade.
Por seu turno, o Concelho de Braga, nessa mesma altura garantiu 100 milhões financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para construção do sistema de BRT na cidade de Braga.
À data, enquanto Guimarães ainda está em fase de conclusão de projetos e sem garantia de financiamento para a realização da obra em questão, Braga já irá avançar com a construção do BRT no início de primeiro semestre de 2025. Isto é um exemplo representativo das diferentes velocidades de desenvolvimento dos dois concelhos e de modelos de governação.
Mas se todo este percurso até aos dias de hoje eram lesivos para os interesses de Guimarães, uma vez que continuamos a passos largos a perder competitividade em relação aos concelhos vizinhos, eis que o Partido Socialista de Guimarães volta a surpreender.
O líder da concelhia do PS defendeu em Lisboa, a realização de estudos tendo em vista a viabilidade da ligação ferroviária entre as cidades de Braga e Guimarães. Esta posição contraria a posição defendida pelo Presidente de Câmara Vimaranense, que na reunião de câmara de 28 outubro, afirmou novamente que o “BRT não é uma aposta, é uma realidade”, reforçando que o próprio foi junto do Governo, sensibilizar o Ministro das Infrestruturas para obter financiamento que viabilize a implementação do metrobus (canal de BRT). Ou seja, o Presidente Socialista defende uma coisa em Lisboa e o PS está a defender outra coisa em Lisboa e com isto é Guimarães que perde.
Esta contradição socialista vai atrasar o avanço de qualquer solução nos próximos anos. Tal como anteriormente referi, Braga já irá avançar com a implementação do BRT na cidade e já com financiamento assegurado. Nós por cá, com as contradições socialistas, continuamos parados e sem perspetiva de futuro no que toca à implementação do BRT. Este marasmo do PS faz mal a Guimarães. 2025 está ai à porta e com ele as eleições autárquicas. É tempo, por isso, de dar a Guimarães um novo rumo, assente na ambição e maior crescimento. Os vimaranenses merecem mais.
Desejo a todos os leitores votos de um santo e feliz natal e um próspero ano novo.