26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Zeca é o amigo mais lembrado nas comemorações do 25 de Abril

Catarina Castro Abreu
Cultura \ quinta-feira, abril 19, 2018
© Direitos reservados
Decorre entre 24 de abril e 01 de maio as comemorações do 25 de Abril, que terá este ano como figura central, em Guimarães, Zeca Afonso.

Exposições, cinema, conversas, um debate, e muitos concertos, claro está, fazem parte de uma programação intensa de oito dias e que unem à volta desta figura a Câmara Municipal de Guimarães, o Cineclube de Guimarães, Convívio, Círculo de Arte e Recreio (CAR), Centro Infantil Cultural e Popular (CICP) e Associação José Afonso.

A própria apresentação do programa, que decorreu na passada segunda-feira, foi um evento em si: com testemunhos de quem viveu momentos com Zeca Afonso, como o caso de Torcato Ribeiro (da CICP), que lembrou que o último concerto do músico foi em Guimarães, antes das iniciativas de homenagens que se seguiram e que precederam a sua morte. Também Carlos Mesquita, do Cineclube, partilhou memórias e conversas. Já César Machado, do Convívio Associação, esmiuçou a programação, sobretudo ao nível musical, que se prevê rica. Jorge Cristino, do CAR, evidenciou a programação baseada nas associações culturais da cidade.

Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal e vereadora da Cultura, destacou que “tudo isto só faz sentido através de um trabalho de cooperação e colaboração”. Salientou a iniciativa “Abril com Cantigas do Maio” se faz da relação de “afetos” entre Guimarães, o mês de abril e Zeca Afonso, num trabalho feito da união das associações com o objetivo de “valorização do trabalho local e com qualidade”.

É precisamente com o mote dos “Sons da Liberdade” que, em Guimarães, volta-se a festejar de 24 para 25 de abril a Revolução dos Cravos, com a Sociedade Musical de Pevidém, os Coros vimaranenses e o Cineclube de Guimarães. O programa passará pelas casas associações, dos organizadores e dos parceiros (Sociedade Martins Sarmento e Paço dos Duques de Bragança), pelo Centro Cultural de Vila Flor e pelos palcos da cidade em espaço público. Serão diferentes abordagens artísticas, com diferentes sensibilidades, da música tradicional à clássica, do jazz ao cinema.

“Abril com Cantigas do Maio” termina com um debate, registando a participação de grandes nomes da vida de Zeca Afonso e o encerramento da exposição “Geografias de uma vida”, com momentos que recordam a passagem de José Afonso por Guimarães.

Consulte o programa aqui.