11 outubro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vitrusbus, um "desafio" que entra em funcionamento esta segunda-feira

Redação
Sociedade \ segunda-feira, outubro 07, 2024
© Direitos reservados
Apresentação contou com a presença de Teresa Santos, adjunta da secretária de Estado da Mobilidade.

Foi esta sexta-feira apresentado o projeto Vitrusbus, a oferta de transporte flexível do concelho de Guimarães, que tem como objetivo de complementar a rede de transporte público existente, operada pela Guimabus.

Os autocarros a pedido, um serviço municipal operado pela Vitrus, começam a funcionar já na próxima segunda-feira – 07 de outubro – sendo que a apresentação contou com Teresa Santos, adjunta da secretária de Estado da Mobilidade.

Os passageiros devem efetuar marcação na Vitrusbus até às 15h00 do dia anterior, através de uma linha disponível para o efeito (chamada grátis), do website ou da aplicação Vitrusbus (disponível em breve) e comparecer na paragem à hora marcada. As viaturas utilizadas neste novo serviço serão 100% elétricas, num projeto alinhado com a estratégia Guimarães 2030, que visa transformar a cidade numa zona climática neutra até ao final da década.

Na sua intervenção, o presidente da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha, disse que o investimento ronda o milhão de euros, admitindo que este projeto “será um desafio, que não será fácil” de implementar, acreditando, contudo no seu sucesso.

Teresa Santos, adjunta da secretária de Estado da Mobilidade defendeu, por seu lado, que é necessário “atrair mais pessoas” para o transporte público, enaltecendo o município de Guimarães por avançar com a implementação do Vitrusbus. 

O autarca de Guimarães alertou para as dificuldades que podem surgir, sobretudo nos primeiros tempos, apelando a que seja dada sempre uma explicação aos utentes, sempre que alguma coisa corra menos bem, sublinhando que “foram criadas expetativas” na população. Domingos Bragança afirmou que a mobilidade “é um dos pilares da sustentabilidade ambiental”, e que o Vitrusbus se insere nessa política.

A rede é composta por 10 zonas que abrange o território concelhio de Guimarães e ainda dois novos circuitos que vão operar durante os dias úteis, das 8h00 às 20h00, no interior da freguesia de Polvoreira, e na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém.

A cerimónia de apresentação teve lugar em mais uma edição da iniciativa Vitrus Talks, que teve lugar no Largo Cónego José Maria Gomes (em frente à Câmara Municipal de Guimarães). Com o tema “Pensamos a mobilidade”, contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e do Presidente da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha.