03 setembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vítor Oliveira será mandatário de Gouveia e Melo em Guimarães

Sofia Rodrigues
Política \ terça-feira, setembro 02, 2025
© Direitos reservados
Eleição para escolher o novo presidente da República realiza-se dentro de quatro meses. António Ribeiro, atual presidente da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, será o coordenador local.

O candidato às Eleições Presidenciais 2026, Henrique Gouveia e Melo, escolheu o vimaranense Vítor Oliveira, de 46 anos, para exercer a função de mandatário em Guimarães, no âmbito da sua candidatura ao ato eleitoral agendado para o início do próximo ano.

Ligado ao associativismo e à causa pública há mais de três décadas, Vítor Oliveira foi recentemente chefe de gabinete do presidente do Município de Guimarães, onde permaneceu na presidência durante oito anos, depois de ter sido diretor executivo do CyberCentro de Guimarães, entre 2002 e 2013. 

Deputado municipal durante três mandatos (12 anos), integrou em dois deles a direção da bancada parlamentar, além de ter sido diretor de campanha de Domingos Bragança em 2017 e em 2021. Licenciado em Comunicação e pós-graduado em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos, Vítor Oliveira está a concluir a tese de mestrado no Curso de Gestão Autárquica, sendo atualmente comentador semanal residente numa estação televisiva.

Já o coordenador local, na estrutura vimaranense da candidatura de Henrique Gouveia e Melo, será o atual presidente da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, António Ribeiro, tendo o advogado Carlos Caneja Amorim como coordenador da zona norte.  

“Tenho dito que quero ser uma pessoa diferente, com uma candidatura diferente. A diferença é colocar Portugal no centro da nossa atenção. Todos os portugueses querem isso, com ambição e com capacidade de construir uma sociedade que possa responder aos anseios de todos nós”, referiu o candidato Henrique Gouveia e Melo.

“Esta é uma oportunidade de Guimarães mostrar ao país como se trabalha para a causa pública e para o interesse do bem comum! Só assim é que a sociedade volta a olhar para as instituições com respeito, com dignidade, com credibilidade! O reconhecimento do esforço, da dedicação, tem de ser regra e não dialética ou prosa política!”, considerou Carlos Caneja Amorim.  

Vítor Oliveira, por sua vez, justificou a razão pela qual aceitou a função de Mandatário de Guimarães nestas Eleições Presidenciais. “Agradeço a confiança, num tempo em que é necessária uma Presidência que honre Portugal, que escute antes de falar e que, sobretudo, una os portugueses com o país, representando-nos com dignidade”, defendeu.

Já o coordenador local deseja uma presidência que “zele pelos portugueses e pelos princípios de uma Democracia madura, com 51 anos, que tem de continuar a ser cuidada sob os valores da liberdade, da responsabilidade e da solidariedade”.