28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Visitas pascais começarão às primeiras horas do dia para anunciar a Ressurreição de Cristo

Paulo Dumas
Sociedade \ sábado, abril 20, 2019
© Direitos reservados
Em Caldelas serão duas dezenas de compassos a percorrer as ruas da paróquia. Um pouco por toda a região a anunciação da Ressurreição de Cristo será feita nos moldes tradicionais dos últimos anos.

Domingo de Páscoa os tradicionais compassos sairão às ruas para anunciar a ressurreição de Jesus Cristo. Na paróquia de S. Tomé de Caldelas serão vinte compassos que sairão da Igreja Matriz, após a Eucaristia das 8h30. Seguem-se os percursos que têm sido seguidos nos últimos anos.

Espera-se que pelas 12h15 as visitas estejam terminadas. Nessa altura, os compassos deverão juntar-se nas imediações do Centro Pastoral, seguindo em cortejo para a celebração da Eucaristia, pelas 12h30. Ao final da tarde está marcada a celebração uma outra Eucaristia Pascal, pelas 17h30.

Na freguesia de Barco, os compassos sairão às ruas da paróquia pelas 8h30, após a Eucaristia. Serão três os compassos a fazer as visitas pascais, prevendo-se uma interrupção pela hora do almoço. Retomam pelas 14h00 até ao encerramento. Pelas 19h00 será celebrada a Missa Pascal.

Em Ponte serão 25 compassos a percorrer as ruas da freguesia, com saída prevista pelas 9h00, após a Eucaristia das 8h30, na Igreja Matriz. Antes, pelas 7h30 irá decorrer uma outra celebração, na Capela de S. José.

As visitas Pascais em Vila Nova de Sande serão feitas por quatro compassos, com saída prevista pelas 9h00. Ao final do dia, pelas 18h30 será celebrada a Eucaristia no Salão Paroquial.

Finalmente, nas paróquias de São Martinho de Sande e de São Lourenço de Sande, as visitas iniciam-se pelas 8h45, com paragem para almoço entre as 12h30 e as 14h00. O encerramento dos périplos pascais está previsto para as 17h30 no caso de São Lourenço de Sande e às 18h00 em São Martinho de Sande, seguindo-se a celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial.