Os trajetos das visitas pascais de paróquia de S. João de Ponte
Os trajetos das visitas pascais de paróquia de S. João de Ponte
Alfredo Oliveira
Sábado, Abril 20, 2019

Compassos pascais em Ponte sairão pelas 9 horas. Serão 25 compassos a percorrer as ruas. Consulte neste artigo os percursos de cada um deles.

1.º Compasso
Urbanização do Rio (1.º bloco D, C, B, A e 2.º bloco); Rua de S. João Baptista, ambos os lados até à Rua Monte da Ínsua. Entra na Rua da Boavista para ajudar, caso seja necessário, até aos prédios das traseiras EB 2-3. Termina encontrando-se com os Compassos 3, 4 e 9.

2.º Compasso
Rua de S. João Baptista, ambos os lados, desde a confluência da Rua do Monte da Ínsua. Rua do Ave, de baixo para cima. Retorna à Rua S. João Baptista, ambos os lados, até à Rua do Montinho e ao prédio Boavista-Parque (Bloco Terra Verde A e Prédio D. Dinis, frente da E. N). Urbanização de Fontecova. Termina encontrando-se com os Compassos 5, 7 e 8.

3.º Compasso
Rua do Monte da Ínsua (desde a Rua Eng.º Margaride até à Rua dos Moinhos). Rua dos Moinhos, Aviários, Monte da Ínsua. Retorna à Rua do Monte da Ínsua (desde a Rua dos Moinhos até ao fim). Rua da Boavista, ambos os lados, de baixo para cima. Rua Nova da Boavista (prédios das traseiras da EB 2-3). Termina encontrando-se com os Compassos 1, 4 e 9.

4.º Compasso
Rua Monte da Ínsua até à rua Eng.º Margaride. Rua Eng.º Margaride (lado esquerdo até à Rua da Barreira). Rua da Barreira (toda); Travessa da Ínsua (toda, incluindo o Café Odenwald); Rua da Boavista (prédio); Rua Nova da Boavista e restante da Rua da Boavista de ambos os lados de cima para baixo. Termina encontrando-se com os Compassos 1, 3 e 9.

5.º Compasso
Rua Eng.º Margaride (lado esquerdo); Rua da Boavista (ambos os lados até à Travessa da Ínsua); Travessa da Boavista ambos os lados; Rua S. João Baptista (frente do prédio Boavista-Parque); Rua do Montinho (Prédio D. Dinis, nessa frente); Rua Sangemil (prédio D. Dinis, prédio Terra Verde B, Quinta Sangemil). Termina encontrando-se com o Compasso 11.

6.º Compasso
Rua Reitor Francisco José Ribeiro (lado esquerdo); Rua S. João Baptista (desde a rotunda na direcção de Guimarães); lado do Talho S. João; lado do Café Bravo e casas com acesso desse lado; Rua da Indústria (toda mas só do lado esquerdo); Rua Nossa Senhora da Conceição; Rua da Carreira; Restaurante Tranquilidade; Rua Urbanização do Monte da Carreira (toda de baixo para cima); Rua 5 de Outubro; Travessa do Monte da Carreira. Termina encontrando-se com o Compasso 14.

7.º Compasso
Largo da Igreja (lado direito), Cascos e Porta; Rua da Vinha; Rua Reitor Francisco José Ribeiro (ambos os lados até à Rua Monte da ínsua); todo o lado direito da Rua Reitor Francisco José Ribeiro até à rotunda; Rua S. João Baptista, na direcção das Taipas; tudo desde a Maria José Machado (prédio dos tractores, prédio Porta do Sol, prédios Sangemil 2 e 1); Rua do Montinho (direita); Rua 25 de Abril e Rua 1.º de Maio; Rua Nova da Fontecova (Urbanização de Fontecova). Termina encontrando-se com os Compassos 2, 5, 7 e 8.

8.º Compasso
Rua do Talho e Travessa do Talho; Cales; Dormida; Rua 24 de Junho (lado esquerdo começando na Mercearia Sãozinha); Rua de Fontecova (para baixo); Travessa de Fontecova; Traseiras do Prédio Teixeira e “Linauto”; Passa pela Travessa do Montinho para recomeçar na Rua da Casca (Montinho de Cima pela esquerda); Rua do Montinho (filhos do Sr. Ernesto); Urbanização de Fontecova (entra junto à Carpintaria e percorre Travessa Nova de Fontecova, Rua de Fontecova, Rua 1.º de Maio e Rua 25 de Abril). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 2, 5 e 7.

9.º Compasso
Ribeira de Baixo; Casa da Ribeira; Rua Eng.º Margaride (lado direito até à Rua da Boavista da Boavista e depois tudo); Rua S. João Baptista; Rua Nova da Boavista e restante da Rua da Boavista (de cima para baixo ambos os lados). Termina encontrando-se com os Compassos 1, 3 e 4.

10.º Compasso
Souto de Arrabalde (ambos os lados); Cantinho (Rua do Cantinho); Rua do Bairro Alto; Rua Reitor Maciel Torres (lugares do Bairro Alto e Cruzeiro); Rua do Monte do Rio; Rua da Levada; Pouve (Rua de Pouve, Travessa de Pouve e Rua Reitor Maciel Torres até ao regato). Vai apenas até ao Regato onde termina e parte para a concentração.

11.º Compasso
Rua 24 de Junho (inicia no Prédio Teixeira); Travessa do Montino (tudo); Rua da Casca (para cima pela direita até ao Regato e regressa pela esquerda); Souto (pela direita até às Plantas da Fonte e regressa pela esquerda); Rua do Montinho; Rua Urbanização de Sangemil (vivendas de Sangemil); Rua do Montinho (bloco Rosa); Rua de Sangemil (Prédios D. Dinis e Tera Verde B). Termina encontrando-se com o Compasso 5.

12.º Compasso
Rua 24 de Junho (Fontecova todo o lado esquerdo, iniciando na casa n.º455); Casca; Vivendas da Fonte (todas na rua do meio); Prédio da Urbanização da Fonte; Rua da Casca (direita e esquerda até à estrada da Rua para o Guardamilo); Travessa do Souto (Guardamilo); Rua do Outeiro (Outeiro de Cima); Rua Dr. Hugo Almeida (Casais, Freiria, Fontelas, Ermeiro); Rua da Senra de Cima; Travessa da Senra de Baixo; Rua de Silvares (para a Urbanização do Monte da Casca). Termina encontrando-se com o Compasso 13.

13.º Compasso
Rua 24 de Junho (Lage); Rua Dr. Hugo de Almeida (ambos os lados até à Rua da Casca); Rua da Casca (toda, direita e esquerda, até à entrada para o Guardamilo); Rua do Guardamilo; Rua do Outeiro; Rua Dr. Hugo de Almeida; Rua Senra de Baixo (toda a urbanização do Souto); retorna à Rua Dr. Hugo de Almeida (ambos os lados) na direcção da Rua da Silvares; toda a Rua de Silvares; toda a Travessa de Silvares; Rua da Senra de Cima; Travessa da Senra de Baixo. Termina encontrando-se com o Compasso 12.

14.º Compasso
Estrada (início da Rua 24 de Junho do lado direito); Pedreira (desde o cruzamento da Rua Dr. Hugo de Almeida); ambos os lados da Rua 24 de Junho até à Rua do Monte da Carreira e Travessa de Silvares; Rua Mãe de Água; Rua 24 de Junho (todo o restante de Silvares até ao limite); Travessa do Campo Novo; Rua Monte da Carreira, para a direita e retorna fazendo tudo até ao Restaurante Tranquilidade; Travessa do Monte da Carreira (de baixo para cima). Termina encontrando-se com o Compasso 6.

15.º Compasso
Rua Cima de Vila (Cima de Vila, Poço de Cima e Bacelo); Rua da Indústria (lado direito, tudo, Café Monte da Carreira incluído); Rua da Borralha (Aguardilha, Carvalhal, Borralha); Rua do Isqueiro (Cerzedo e Pomardufe); Rua da Rechã; Rua do Pomardufe; Travessa Vila Marita; Rua Monte Toriz; Rua de Toriz; Rua S. João Baptista (lado direito); Rua Vila Marita (pelo lado direito até ao topo, se for necessário). Termina encontrando-se com o Compasso 16.

16.º Compasso
Rua das Vendas (começa logo na entrada, à direita, e faz todas as casas com acesso directo da mesma rua); Casa das Vendas; Rua S. João Baptista na direcção de Guimarães (Quinta do Couto, Marpei e Repsol); Rua dos Tojais (pela esquerda, toda a rua excepto o Café Mante da Carreira, e regressa pelo lado contrário até à E. N. 101); prossegue na Rua S. João Baptista por Castelães de Baixo, Quinta de Castelães; Castelães de Cima (desde a Rua do Parque Industrial, ambos os lados) até à Rua Prof.ª Cândida Pinto; Vila Marita (toda a Rua Vila Marita de ambos os lados); Rua 10 de Junho. Termina encontrando-se com o Compasso 15.

17.º Compasso
Junta de Freguesia e casas com acesso desse troço da via; Café Copacabana; Silva; Casa Nova da Pontizela; Souto de Arrabalde (Rua Reitor Maciel Torres, ambos os lados); Rua da Pontizela (desde o começo, de ambos os lados, até ao fim); Quinta da Pontizela; Pontizela; Lage; Campo Novo; Rua da Veiga de Fora (Veiga de Fora); Rua S. João Baptista (Paço, Castelães de Além desde a Blaqueira); Rua Prof.ª Cândida Pinto (toda); Rua do Parque Industrial (lado direito); Rua da Subdeveza na direcção da E. N. 101. Por aí termina encontrando-se com os Compassos 18, 19 e 20.

18.º Compasso
Rua Mons. Torres (começa do lado esquerdo, no Centro de Saúde); Rua Abílio Lopes das Neves (lado esquerdo); Rua Engº. Mattos Chaves; Cercigui; Parque Industrial para as Cortes de Cima; Rua das Cortes (todas as traseiras do Parque Industrial); Ferreiros; Rua do Monte das Cruzes (Arte, Tetinha, Monte das Cruzes); Rua de Subcarreira (S. Caetano, Subcareira); Quinta da Capela; Rua do Estremadouro; Rua da Capela (Estremadouro, S. Caetano, Quintal, Bolama); Parque Industrial (Rua de Castelães de Baixo, atrás do Chavadego). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 17, 19 e 20.

19.º Compasso
Boucinha (pela viela, tudo da esquerda na Rua da Boucinha); Moinhos; Póvoa; Rua da Póvoa (Trasouteiro, Loteamento da Casa Nova); Rua do Campo Novo (Campo Novo do lado esquerdo); Rua da Subdeveza; Rua de Castelães de Baixo e volta à Rua de Subdeveza na direcção da E.N. 101. Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 17, 18 e 20.

20.º Compasso
Boucinha (pela viela, tudo da direita na Rua da Boucinha); Travessa do Montino; Rua do Campo Novo (lado direito até à Rua Subdeveza depois todo o resto da Rua); Rua do Parque Industrial (lado Chavadego); Urbanização da Veiga de Castelães (Rua do Parque Industrial, Rua da Veiga de Castelães e tudo até à rua Prof.ª Cândida Pinto); Rua da Subdeveza (da E.N. 101 para cá) ajudando os outros Compassos. Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 17, 18 e 19.

21.º Compasso
Rua Abílio Lopes das Neves (lado direito); Fundo; Rua do Miogo; Courelas; Cortes de Baixo; Rua António Pereira (lado direito); Rua da Casa Nova (toda até ao fim); Corveira; Rua Emílio Castelar Guimarães (desde a Ruas da Casa Nova toda, até à Capela); Rua de S. José (do Corrente de Cima para o Corrente de Baixo). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 22, 23 e 24.

22.ª Compasso
Rua António Pereira (lado esquerdo, Espindro, Devesa, etc.); Rua do Lameirão (Lameirão, Espindro Novo); Rua da Cepa; Cheira; Rua da Ventuzela; Quinta de Outeiro de Baixo, Rua Emílio Castelar Guimarães (lado direito, vindo para Campelos); Loteamento da Casa Nova (Rua Mons. Américo e Rua Dr. Carvalho Ribeiro); Venda do Porto; Requião; Rua Emílio Castelar Guimarães (Balboa, Casas Novas, etc.) e ajudará na Rua de S. José. Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 21, 23 e 24.

23.º Compasso
Rua Reitor Maciel Torres (Quinta de Pouve e todo o lado direito, Prédio Falcão); após a Rua Abílio Lopes das Neves, toda a Rua Reitor Maciel Torres (de ambos os lados); Loteamento de Agrelos; Rua da Mata; Rua Reitor Maciel Torres (lado esquerdo); Rua Sr.ª do Amparo; Rua do Monte Padrão; Alto do Monte Padrão; Rua de S. José (Corrente de Cima). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 21, 22 e 24.

24.º Compasso
Rua da Ponte (tudo da direita desde o Bairro Jaqueta); Travessa da Ponte e Quinta de Agrelos; Rua Reitor Maciel Torres (tudo do lado direito); Travessa do Bairro Soares; Rua Reitor Maciel Torres (Redondo) desde aí, ambos os lados da Rua e Largo Comendador Manuel Gonçalves; Rua do Monte Padrão (se for necessário); Rua Emílio Castelar Guimarães; Rua de S. José (Corrente de Baixo e Corrente de Cima). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 21, 22 e 23.

25.º Compasso
Inicia no Tarroeiro; Pomarelho; Arnado; Remanso; Rua de Além Ponte (Aldeia e sai na Ponte); Salgueiral; Rua da Ponte (desde o Café Primavera para baixo); depois da Ponte, o lado direito da Rua da Ponte. Termina no fim da rua no Redondo.