25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Visitas aos castros de Sabroso e Citânia assinalam Dia dos Monumentos e Sítios

Paulo Dumas
Freguesias \ sexta-feira, abril 21, 2017
© Direitos reservados
A recente operação de limpeza ao antigo castro da freguesia de Sande (S. Lourenço) permitirá recolher uma perceção mais clara sobre a forma como se organizava o espaço fortificado. A atividade insere-se no programa que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A Sociedade Martins Sarmento (S.M.S.) promove no sábado, 22 de Abril, um conjunto de atividades inseridas no programa desta instituição do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O dia, que foi criado em 1982 pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, assinala-se a 18 de Abril. No entanto, para facilitar uma maior participação, a SMS decidiu adiar o seu programa para o fim de semana.

Assim, pelas 11 horas de sábado, a Citânia de Briteiros recebe o arqueólogo João Ribeiro, que participará numa conversa sobre Arqueologia Virtual. Serão abordadas a potencialidades desta técnica que recorre a meios tecnológicos para melhor estudar artefactos arqueológicos. A título de exemplo, será abordado o estudo à estátua sedente, que foi recolhida na Citânia de Briteiros e que se encontra exposta no Museu da Cultura Castreja.

Da parte da tarde, pelas 16 horas está marcada uma visita ao Castro Sabroso, que foi recentemente alvo de uma operação de limpeza e desmatação. Torna-se por isso mais fácil perceber a organização daquele território que foi ocupado na Idade do Ferro e era circundado por uma forte muralha. A visita irá percorrer os pontos mais interessantes do monumento, passando pela muralha e pelas estruturas existentes no seu interior.

A participação nestas atividades é gratuita. Para a visita ao Castro Sabroso, o ponto de encontro será na estrada municipal junto ao Castro, pelas 16 horas. Para quem não conhece o local exato, o ponto de encontro será às 15.30 horas, no Museu da Cultura Castreja, em Briteiros.