24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Vila com gabinete pioneiro no país para avaliar e catalogar árvores

Redação
Ciência & Tecnologia \ segunda-feira, dezembro 13, 2021
© Direitos reservados
Gabinete de Arboricultura vai proceder à geolocalização do património arbóreo das Taipas e elaborar um plano de manutenção e substituição dos exemplares.

A Junta de Freguesia de Caldelas vai doravante identificar e classificar o seu património arbóreo e intervir em exemplares com “defeitos estruturais” através do Gabinete de Arboricultura, o primeiro do género em Portugal.

Apresentado na quinta-feira, o serviço tenciona “intervir com sustentação técnica permanente” nas árvores de Caldas das Taipas, reduzindo “os conflitos de coabitação” e divulgando “as boas práticas e serviços ecológicos e climáticos do arvoredo urbano”, lê-se no comunicado da Junta de Freguesia.

O projeto liderado pelo Secretário da Junta de Freguesia de Caldelas e da Brigada Verde, José Fonseca, vai-se encarregar da “identificação geolocalizada do património arbóreo”, com vista à “avaliação fitossanitária e priorização das necessidades de intervenção”, dos “ciclos de manutenção” e à “construção faseada do plano de reposição e substituição” dos exemplares.

As árvores com “defeitos estruturais” ou problemas resultantes de “podas anteriores” vão ser alvo de “levantamento gradual de copa”, de “afastamento do espaço aéreo privado” e ainda de “limpeza, arejamento e remoção de ramos malformados, doentes ou mortos”.

A Junta de Freguesia diz que o seu objetivo é “proteger, reabilitar e renovar gradualmente” o “património ambiental valioso”, que “muito caracteriza a vila de Caldas das Taipas”.

Os trabalhos do Gabinete de Arboricultura estarão a cargo de técnicos especializados, apoiados pelos serviços da Junta de Freguesia e pelos voluntários da Brigada Verde, que terão formação em podas de árvores ornamentais e em segurança no trabalho. O projeto é apadrinhado por Jorge Fernandes, engenheiro do município de Guimarães, e tem a colaboração técnica do arboricultor Viriato Oliveira.