Via dedicada ao AvePark vai ser sujeita a discussão pública
Nesse mesmo comunicado, a Câmara dá conta de um estudo encomendado à Universidade do Minho, para que esta identifique, genericamente, qual o melhor traçado para fazer uma ligação fluída desde a saída da autoestrada em Silvares até ao AvePark e, consequentemente, à vila das Taipas
Pode ler-se ainda que, neste momento, não existe nenhum projeto, nem anteprojeto. Por enquanto, a Universidade encontra-se a estudar, criticamente, o referido espaço canal para ser encontrada a solução mais sustentável do ponto de vista técnico.
Com a apresentação desse estudo, a Câmara espera que fiquem definidas as características da via, o perfil da ligação, o traçado mais adequado e os pontos críticos a resolver na totalidade do percurso, de modo a tornar a via fluída e dedicada.
Somente a partir desse momento é que estarão reunidas as condições para a promoção de estudos, nomeadamente de impacto ambiental, que irão determinar a viabilidade da proposta.
A discussão pública relativa à via em causa terá efeito após a elaboração do Estudo Prévio. A Câmara Municipal, face a algumas afirmações produzidas sobre este assunto, esclarece o conceito de via dedicada, afirmando que o primeiro objetivo é a ligação ao AvePark mas que não se está, obrigatoriamente, perante uma via sem qualquer ligação à rede viária existente, podendo ter ligações à rede viária local que garantam a necessária fluidez do trânsito para uma via destas características.