29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Verão já não será verão sem cinema no centro histórico de Guimarães

Alfredo Oliveira
Cultura \ quinta-feira, agosto 10, 2017
© Direitos reservados
No total são 14 sessões de cinema ao ar livre com propostas diferenciadas. Começa com Olhos Negros, do cineasta russo Nikita Mikhalkov e termina com o filme de Theodore Melfi, Elementos secretos, que recupera a questão da segregação racial e sexual nos tempos da guerra fria e a conquista do espaço entre os EUA e a URSS.

Este ciclo de cinema não poderia começar da melhor forma para Carlos Mesquita, “Nikita Mikhalkov, com Olhos Negros apresenta uma obra belíssima”. Carlos Mesquita, diretor do Cineclube de Guimarães, responsável por esta iniciativa que marca as noites de verão na cidade diz que “já ninguém pensa em agosto sem associar às noites de cinema”, não tem dúvidas que esta 29.ª edição apresenta um cartaz que consegue “levar bom cinema às pessoas”. 

Sem passar por todos os filmes, destaca o trabalho de Ken Loach com Eu, Daniel Blake, um drama dos tempos difíceis e burocráticos em que vivemos e o filme mais popular de Federico Fellini, Amarcord.  Charlie Chaplin com o seu Tempos Modernos e a recuperação do documentário de Filipe Frederico Leite Outra Voz, criado no âmbito da Área de Comunidade de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Para um requisito mais popular está programada ainda a projeção de La La Land, o musical que quase ganhou um Oscar para melhor filme. Resumindo, “uma programação que equilibra um cinema inerente ao Cineclube e uma projeção ao ar livre aberta a toda a população. Às terças, com um cinema mais clássico, às quartas com projeções de várias tendências e para as sextas um cinema mais virado para o público em geral. Destaco ainda, em algumas sessões, a passagem de pequenos filmes em colaboração com o Shortcutz de Guimarães”.

O diretor do mais antigo clube de cinema do país, fundado em 17 de maio de 1958, também salientou o facto de este festival de cinema ao ar livre se tratar do mais antigo que se realiza no nosso país. “Para o ano vamos completar o 30.º aniversário desta iniciativa e esperamos que nessa altura o Cineclube possa apresentar estas sessões com melhor qualidade”.

Questionado sobre o que falta fazer nessa área, Carlos Mesquita deu conta que vão estabelecer contactos para que se possa adquirir um novo projetor com maior definição, que possa projetar filmes com qualidade full HD e que seja ainda possível substituir o atual ecrã (com 20 anos de existência) por um de maior dimensão.

Como é da tradição, as sessões começam após a última badalada do relógio quando marca as 22 horas, na praça da Oliveira, “a praça mais bonita do centro histórico, onde o Cinema em noites de Verão começou e onde deve continuar. É um local deslumbrante a que se junta o deslumbramento do cinema”, refere Carlos Mesquita. Talvez seja por esta conjugação do local, cinema e esplanadas, que as pessoas batem palmas, tal como fazem num teatro ou num espetáculo musical.

Programa

Quarta, 9
Olhos Negros
de Nikita Mikhalkov (1987)
Com Marcello Mastroianni, Marthe Keller, Yelena Safonova

Quinta, 10
Rock Dog – Um Sonho Altamente!
de Ash Brannon (2016)
Com as vozes de J.K. Simmons, Eddie Izzard , Luke Wilson, Matt Dillon

Terça, 15
Loucamente. La Pazza Gioia
de Paolo Virzì (2016)
Com Micaela Ramazzotti, Valeria Bruni Tedeschi, Valentina Carnelutti

Quarta, 16
Loopi e Gugo
de João Sousa. 2015 | 4 min.
A Senhora da Furgoneta
de Nicholas Hytner (2016)
Com Maggie Smith, Alex Jennings, Dominic Cooper

Quinta, 17
La La Land – Melodia de Amor
de Damien Chazelle (2016)
Com Ryan Gosling, Emma Stone, Rosemarie DeWitt, J.K. Simmons

Terça, 22
Tempos Modernos
de Charles Chaplin (1936)
Com Charles Chaplin, Henry Bergman, Paulette Goddard, Tiny Sandford

Quarta, 23
Pronto, era assim
de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues
2015 | 13 min.
Eu, Daniel Blake
de Ken Loach (2016)
Com Dave Johns, Hayley Squires, Sharon Percy

Quinta, 24
Lion – A Longa Estrada Para Casa
de Garth Davis (2016)
Com Rooney Mara, Nicole Kidman, Dev Patel

Terça, 29
Amarcord
de Federico Fellini (1973)
Com Armando Brancia, Ciccio Ingrassia, Magali Noël

Quarta, 30
Lux
de Bernardo Lopes e Inês Malveiro. 2015 | 12 min.
Outra Voz
de Filipe Frederico Leite (2017)
2017 | 55 min. | M/6

Quinta, 31
Elementos Secretos
de Theodore Melfi (2016)
Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst