
Vacinas contra a gripe da Ara de Trajano não se perderam com a quebra de luz
Recorde-se que sensivelmente seiscentas doses estiveram em causa, mas a comissão concelhia de Guimarães do Partido Socialista (PS), após reunião com o ACES Alto Ave, dá nota que as mesmas foram consideradas válidas após análise.
“Quanto à situação pontual da quebra de frio verificada há uma semana e que afetou um lote de vacinas, a falha no fornecimento de energia resultou de uma avaria na rede da EDP e durou cerca de uma hora, não se registando perda de nenhuma vacina, segundo as conclusões da avaliação realizada. A administração destas vacinas foi assim reprogramada”, assegura o PS Guimarães.
Na mesma nota esta força política diz que os procedimentos de segurança estão a ser revistos para que, dessa forma, se evitem riscos semelhantes em ocorrências futuras.
A comissão concelhia de Guimarães do (PS) acompanhou o trabalho desenvolvido pelo ACES Alto Ave na campanha de vacinação contra a gripe, adiantando que já foram administradas quase 42 mil vacinas. Apontando este ano como excecional em que a procura foi superior ao habitual, devido à pandemia, o PS refere que foram “administradas 41.380 vacinas e ainda restavam em stock 3.413 vacinas”. Ainda decorrente da reunião o ACES Alto Ave informou que 46% dos seus profissionais foram vacinados no âmbito desta campanha.