25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Unidade Local de Formação dos bombeiros prestará formação de alto nível

Alfredo Oliveira
Sociedade \ segunda-feira, novembro 11, 2019
© Direitos reservados
A requalificação da Unidade Local de Formação (ULF) dos bombeiros taipenses, localizada em Souto Sta Maria, irá permitir formar melhores bombeiros, “para dar resposta às necessidades dos nossos tempos”. Quem o afirmou foi José Neves Machado, presidente da direção, no momento das obras de requalificação da ULF.

Durante a tarde do dia 9 de novembro, os bombeiros taipenses mostraram os tipos de exercícios que esta unidade pode proporcionar aos bombeiros em formação.

Como referiu o comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas (BVCT), Rafael Amâncio Silva, a nova ULF apresenta “novas valências, a forma de atuar com matérias perigosas, exercícios de grande ângulo, de desencarceramento e em incêndios urbanos e industriais, tudo em instalações mais adequadas”. Rafael Amâncio referiu ainda que os BVCT, com esta ULF, ligada à escola nacional de bombeiros, estão aptos a prestar uma formação de melhor qualidade e todo o distrito beneficiará com esta realidade”. Foram seis os exercícios desenvolvidos no terreno pelos bombeiros taipenses, desde o combate a um incêndio urbano, a resolução de uma fuga de líquido inflamado num camião cisterna, a uma extinção de uma fuga de gás inflamado e uma intervenção em salvamento e desencarceramento [nota: podem ser vistos no facebook do Reflexo]. Foram ainda desenvolvidos um exercício de resgate em operação de grande ângulo e a apresentação dos túneis de treino em espaço confinado.

Esta cerimónia de inauguração da ampliação da ULF contou ainda com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, e do líder do Comando Distrital de Braga da Proteção Civil, Hermenegildo Abreu, entre outros presidentes de juntas de freguesia e de diversas associações.

Como referimos de início, o presidente da direção dos bombeiros taipenses destacou o “novo capítulo nesta escola de formação”, salientando que a ULF localizada em Souto “tem as valências necessárias para a proteção, o socorro e assistência no âmbito de atuação em situação de catástrofe. Daqui sairão homens e mulheres com uma formação adequada e melhores bombeiros. Vamos dar uma resposta às necessidades dos nossos tempos”.

Por sua vez, Domingos Bragança reforçou a ideia de que os bombeiros do concelho “são dos melhores a nível nacional” e mostra-se tranquilo nesta área pois “a população em geral sabe que esta força armada da proteção civil é a melhor em termos de competências”. Referindo-se à nova ULF foi afirmando que tudo o que se fizer com qualidade “será referência à escala nacional e internacional”.

José Neves Machado destacou ainda o apoio da Câmara, apesar de, como afirmou, não ser pessoa “de frequentar o convento de Sta. Clara, pois não passo os portões há mais de meio ano” e estendeu os agradecimentos na concretização da Unidade Local de Formação a a diversas empresas da região e deu uma palavra especial aos bombeiros que trabalharam “no duro” durante um mês e meio na instalação da unidade.