29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Trombonista taipense João Martinho será professor na Universidade das Artes de Berlim

Redação
Cultura \ quinta-feira, agosto 27, 2020
© Direitos reservados
O trombonista taipense João Martinho, que desde 2017 é o primeiro trombone solo da Orquestra Filarmónica de Hamburgo, vai lecionar na Universidade das Artes de Berlim no próximo semestre.

João Martinho deu os primeiros sopros na Banda Musical de Caldas das Taipas, tendo em 2001 ingressado na Conservatório Calouste Gulbenkian. Oito anos depois passou a estudar na Escola Superior de Música e Artes do Porto (ESMAE), sendo trabalhador estudante, entrando em primeiro lugar na Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, feito conseguido numa prova para solista B.

Internacionalizou-se em 2012 ao ingressar na Universidade de Artes em Berlim com uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo que em 2017 tornou-se então o primeiro trombone solo da Orquestra Filarmónica de Hamburgo. De resto, o trombonista taipense está ligado à cidade de Hamburgo, tocando mensalmente na conceituada sala de espetáculos Elbphilharmonie.

Em declarações ao Reflexo, João Martinho refere que se encontra feliz por poder abraçar este projeto, mas ao mesmo tempo destaca a responsabilidade que tal implica. "Sinto-me muito feliz por este novo desafio e sou consciente da responsabilidade que implica", frisa.

No próximo semestre letivo João Martinho, taipense que conta já com vários feitos no mundo da música, será então professor na Universidade das Artes de Berlim, universidade na qual ingressou quando foi para Alemanha.