24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Trabalhadores da Herdmar reivindicaram aumento salarial em ação de protesto

Hugo Marcelo
Economia \ quinta-feira, julho 15, 2021
© Direitos reservados
Os trabalhadores da Herdmar levaram a cabo, esta quinta-feira, uma ação de protesto junto às instalações da empresa, sedeada em Barco.

Não eram muitos, mas fizeram-se ouvir. Cerca de 20 trabalhadores da Herdmar reivindicaram, esta quinta-feira, junto das instalações da empresa um aumento salarial. Na proposta entregue à empresa consta um pedido de aumento dos salários para todos os trabalhadores no valor de 90 euros.

Jorge Freitas, presidente da Comissão Sindical da Herdmar, era um dos rostos da insatisfação dos trabalhadores na ação de protesto. "Em dezembro apresentamos o caderno reivindicativo, como fazemos todos os anos, mas a empresa não acedeu aos pedidos dos trabalhadores. Estamos praticamente encostados ao salário mínimo e trata-se de um setor perigoso e muito duro. Tentamos alertar a administração em várias reuniões sobre a nossa insatisfação mas não surtiu qualquer efeito. Por isso, os trabalhadores decidiram em plenário manifestarem-se e é esse o motivo de estarmos aqui", referiu.

Para Filipe Machado, um dos porta-vozes da manifestação, a Herdmar tem condições para ir de encontro às reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente ao aumento do salário em 90 euros. "A Herdmar pertence a uma associação patronal, a AIMMAP, que ano após ano se gaba de bater recordes de faturação e exportação. Uma associação patronal que tem os trabalhadores qualificados mas não os quer reconhcer como tal. A administração da Herdmar tem de nos ouvir, é por isso que estamos aqui. Esta é uma grande ação de luta e é possível que hajam mais num futuro próximo".