25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Teatro, cinema e música no “ExcentriCidade” de abril

Redação
Cultura \ domingo, abril 02, 2017
© Direitos reservados
Cinco espetáculos de teatro, dois concertos e uma sessão de cinema fazem parte da programação de abril da iniciativa de descentralização cultural “ExcentriCidade”, promovida mensalmente pela Câmara Municipal de Guimarães nas vilas de Brito, Moreira de Cónegos, Ponte, Pevidém, Ronfe, São Torcato e Taipas e na União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia.

“Teatro da Alma”, a mais recente criação do Teatro Oficina, depois de ter passado pela cidade e por Caldas das Taipas, subirá ao palco no Salão Paroquial de Ronfe a 8 de abril e a 14 do mesmo mês no Centro Paroquial de Selho S. Jorge, em Pevidém. Estes espetáculos decorrerão sempre às 21h30min. Com guião e encenação a cargo de João Pedro Vaz, esta é uma performance construída a partir de cenas de três peças de Raul Brandão: A Noite de Natal (1899), O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão (1929).

Para a noite de 08 de abril, na vila de Ponte, a partir das 21:30 horas, está agendada uma sessão de cinema no Centro Paroquial Paulo VI, com a exibição do filme “Milagre no Rio Hudson”, que retrata a história verídica do piloto de aviação que, em 2009, aterrou de emergência no rio Hudson, em Nova Iorque, evitando que 155 pessoas morressem.

Em São Torcato, nas instalações da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, no Centro Comunitário, Hemeroteca e Mediateca Educativa, há teatro na noite de sexta-feira, 21 de abril. A partir das 21h30min, sobe ao palco o espetáculo “One Man Alone”, uma coprodução do Teatro da Didascália e Casa das Artes de Famalicão, onde o tema central é o trabalho realizado numa padaria em horário noturno.

Uma semana depois, em Brito, nos Espaços Criativos, na noite de 28 de abril, à mesma hora, principia um concerto de Páscoa intitulado “A Cantar Também se Reza…”, interpretado por Andreia Alferes Quarteto.

Na noite de sábado, dia 29, um espetáculo de música e outro de teatro, à mesma hora (21h30), mas em locais diferentes. Na Casa do Povo de Briteiros, atua a Banda Musical de Pevidém com a apresentação de “Cinema em Concerto”, cuja direção artística e musical está a cargo do maestro Vasco Silva de Faria e de Carlos Mesquita, presidente do Cineclube de Guimarães. Em Moreira de Cónegos, no Centro Pastoral, a Astronauta Associação Cultural apresenta a peça “PREC no Prato!”.