Teatro, cinema e música no “ExcentriCidade” de abril
“Teatro da Alma”, a mais recente criação do Teatro Oficina, depois de ter passado pela cidade e por Caldas das Taipas, subirá ao palco no Salão Paroquial de Ronfe a 8 de abril e a 14 do mesmo mês no Centro Paroquial de Selho S. Jorge, em Pevidém. Estes espetáculos decorrerão sempre às 21h30min. Com guião e encenação a cargo de João Pedro Vaz, esta é uma performance construída a partir de cenas de três peças de Raul Brandão: A Noite de Natal (1899), O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão (1929).
Para a noite de 08 de abril, na vila de Ponte, a partir das 21:30 horas, está agendada uma sessão de cinema no Centro Paroquial Paulo VI, com a exibição do filme “Milagre no Rio Hudson”, que retrata a história verídica do piloto de aviação que, em 2009, aterrou de emergência no rio Hudson, em Nova Iorque, evitando que 155 pessoas morressem.
Em São Torcato, nas instalações da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, no Centro Comunitário, Hemeroteca e Mediateca Educativa, há teatro na noite de sexta-feira, 21 de abril. A partir das 21h30min, sobe ao palco o espetáculo “One Man Alone”, uma coprodução do Teatro da Didascália e Casa das Artes de Famalicão, onde o tema central é o trabalho realizado numa padaria em horário noturno.
Uma semana depois, em Brito, nos Espaços Criativos, na noite de 28 de abril, à mesma hora, principia um concerto de Páscoa intitulado “A Cantar Também se Reza…”, interpretado por Andreia Alferes Quarteto.
Na noite de sábado, dia 29, um espetáculo de música e outro de teatro, à mesma hora (21h30), mas em locais diferentes. Na Casa do Povo de Briteiros, atua a Banda Musical de Pevidém com a apresentação de “Cinema em Concerto”, cuja direção artística e musical está a cargo do maestro Vasco Silva de Faria e de Carlos Mesquita, presidente do Cineclube de Guimarães. Em Moreira de Cónegos, no Centro Pastoral, a Astronauta Associação Cultural apresenta a peça “PREC no Prato!”.