29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Tal como previsto, Caldelas submete candidatura a água balnear do rio Ave

Redação
Sociedade \ segunda-feira, outubro 31, 2022
© Direitos reservados
O processo foi entregue à APA em mais um passo do procedimento. Decisão pode ser conhecida em 2023.

A Junta de Freguesia de Caldelas formalizou à Agencia Portuguesa do Ambiente (APA) dois pedidos de classificação como águas balneares, a do Parque de Lazer da Praia Seca e a do Parque de Lazer das Taipas. O processo segue assim os trâmites anunciados na apresentação pública ocorrida a 01 de outubro, no parque de lazer, por ocasião do Dia Nacional da Água. 

Os resultados submetidos na candidatura sobre as análises de águas, realizados entre 20 de junho e 2 de setembro, foram classificados com Qualidade Excelente, segundo os parâmetros exigidos pela Lei. Mas há mais a ter em conta neste processo de classificação.

"Desde há três anos, que os valores da Qualidade da Água têm melhorado na Praia Seca. No parque de lazer das Taipas é a 1.ª vez e já são muito animadores", reitera a Junta de Freguesia em comunicado emitido esta segunda-feira.

A Vimágua e o Laboratório da Paisagem, através da engenheira Sofia Bragança e de Carlos Ribeiro, respetivamente, efetuaram o acompanhamento técnico especializado de todo este processo, numa parceria de trabalho com a Junta de Freguesia.

"A concretizar-se a classificação, que poderá ser obtida já no ano de 2023, poderemos ter as primeiras praias fluviais classificadas do Rio Ave a seguir à barragem do Ermal", finaliza a nota.