25 junho 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipense Elisabete Matos estreia-se como Giorgetta em ópera de Puccini

Redação
Cultura \ quinta-feira, maio 20, 2021
© Direitos reservados
Será a estreia absoluta da soprano Elisabete Matos, atual diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos, como Giorgetta.

A ópera em um ato Il Tabarro, de Puccini,está em cena no Teatro Nacional , em versão de concerto, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, e conta com a soprano taipense Elisabete Matos, a atual diretora artística, no principal papel feminino.

Será a estreia absoluta de Elisabete Matos como Giorgetta, num elenco que conta também com o barítono Kiril Manolov, especialista em repertório verdiano. "Il tabarro é a primeira das três óperas em um ato que formam Il trittico de Giacomo Puccini e baseia-se em Le Houppelande de Didier Gold, peça que o músico vira em 1912, em Paris", lê-se numa nota publicada pelo Teatro Nacional de São Carlos. A Orquestra Sinfónica Portuguesa é dirigida pelo maestro convidado principal Antonio Pirolli.

"Toda a obra está permeada de simbologia ligada à ideia de fim - do dia, do verão, do amor, do casamento, do envelhecimento, e da vida, com um cadáver que se oculta num capote que era antes objeto do calor familiar", realça o Teatro Nacional.

Depois da sessão de abertura na passada terça-feira, o espetáculo sobe ao palco novamente esta quinta-feira e no próximo sábado.