27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas-Turitermas contesta posição do PSD de Guimarães

Redação
Sociedade \ sexta-feira, julho 22, 2011
© Direitos reservados
A direcção da Taipas-Turitermas não compreende a tomada de posição pública do PSD vimaranense relativamente ao facto de a Câmara Municipal de Guimarães ter aprovado um aumento de capital.

Como demos conta, a Câmara Municipal de Guimarães votou na reunião do executivo, realizada no dia 14 de Julho, um aumento da sua participação no capital da Taipas-Turitermas, no valor de 150 mil euros. O PSD votou contra esse aumento e, posteriormente, justificou essa posição por discordar da utilização de meios públicos em prol de objectivos partidários.

A direcção da Taipas-Turitermas refere que nunca viu o PSD ter a mesma posição relativamente às outras cooperativas de Guimarães, questionando se é por serem Cooperativas da cidade ou se o PSD de Guimarães não pretende o desenvolvimento da Vila das Taipas.

Esta tomada de posição chama a atenção para o facto de o PSD de Guimarães não estar em sintonia com tomadas de posição desse mesmo partido em sede de reunião de executivo municipal, de assembleia municipal e mesmo com o executivo da Junta de Freguesia de Caldelas ou com o PSD taipense. O representante local do PSD manifestou através da imprensa o bom desempenho do Presidente e da Direcção da Taipas-Turitermas, em funções, e ainda a concordância com a transferência de verbas do município para a Cooperativa. Ao jornal Reflexo de Janeiro de 2010 dizia o Sr. Presidente da Junta da Freguesia de Caldelas, eleito pelas listas do PSD: Oxalá que os 500 mil euros para a Turitermas se multipliquem.

Por tudo isto, a direcção da empresa termal considera muito estranho que o PSD de Guimarães possa questionar e discordar da transferência de um montante que foi, no ano de 2010, aplicado na recuperação dos Banhos Velhos e que em 2011 será aplicado na recuperação do Polidesportivo, das Piscinas e das Termas.

A Cooperativa Taipas Turitermas refere que não está nos seus interesses o campo da disputa partidária e que tem uma missão clara, gerir e desenvolver o património turístico local sem enjeitar uma participação pelas condições naturais e históricas na área da saúde e bem-estar.

Acrescenta ainda que é uma Cooperativa operacionalmente auto-suficiente, mas que do ponto de vista dos investimentos considera fundamental a ajuda do município, tal como aconteceu com a construção do Multiusos e do Complexo de Piscinas de Guimarães, do Vila Flor ou do teleférico de Guimarães, investimentos suportados pela Câmara Municipal de Guimarães.

A Taipas-Turitermas lembra que apresenta o único balneário do Vale do Ave em funcionamento e que não desempenha, como o PSD afirmou, funções com uma amplitude própria dos organismos institucionais, não deixando de acrescentar que, porventura só agora faz, o que já há muito tempo deveria ser feito.