27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

A norte as vilas seguram o PS; AD inverte tendência em sete freguesias

Redação
Política \ segunda-feira, março 11, 2024
© Direitos reservados
Nas vilas de Brito e Ponte, juntamente com as Taipas, o PS continuou a força mais votada nas Legislativas 2024. A AD ultrapassou os socialistas nas restantes sete freguesias. Chega triplica votos.

A Aliança Democrática – composta pelo PSD, pelo CDS e pelo PPM – foi a força partidária vencedora em sete das dez freguesias do concelho nas Eleições Legislativas 2024, conseguindo uma clara inversão da tendência comparativamente com as legislativas de há dois anos.

Nas vilas – Taipas, Brito e Ponte – o Partido Socialista (PS) continuou a ser aquele que é o partido mais votado, mantendo-se exatamente o mesmo panorama das legislativas de 2022.

Nas restantes freguesias, a AD ultrapassou o PS operando uma troca naqueles que foram os partidos mais votados. Na União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande a AD ganhou por três votos, e em Prazins Santa Eufémia por uma dezena de votos.

Em Barco e nas uniões de freguesias de Santo Estêvão e Donim, Souto Santa Maria, São Salvador e Gondomar, Sande São Lourenço e Balazar, e Briteiros São Salvador e Santa Leocádia a AD foi a mais votada, quando há dois anos estas freguesias tinham votado maioritariamente no PS.

O Chega manteve-se como terceira força política em todas estas freguesias do norte do concelho, mas com uma subida considerável, sensivelmente triplicando os votos, sendo, a exemplo do registo nacional, a força política que mais cresceu.