18 outubro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Taipas: Posse aos novos eleitos a 31 de outubro

Redação
Política \ segunda-feira, outubro 20, 2025
© Direitos reservados
Auditório José Augusto Araújo, na Escola Secundária das Taipas, foi o local escolhido para a reunião da instalação dos novos órgãos autárquicos.

Realiza-se no próximo dia 31 de outubro, pelas 21 horas, a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia de Freguesia de Caldelas, do passado dia 12 de outubro.

A cerimónia terá lugar no Auditório José Augusto Araújo da Escola Secundária das Taipas e servirá para proceder à verificação da identidade dos 13 eleitos pelas diferentes forças políticas que se submeteram a sufrágio nas últimas eleições autárquicas. Após esta verificação, António Joaquim Oliveira, presidente cessante da Mesa da Assembleia de Freguesia, procederá à instalação do novo órgão deliberativo, a Assembleia de Freguesia de Caldelas, que será composta, em primeira reunião, pelos referidos 13 eleitos.

De imediato, será Augusto Mendes, como primeiro candidato da lista mais votada (PS) e futuro presidente da Junta de Freguesia, a presidir à primeira reunião da nova Assembleia de Freguesia para eleição dos vogais da Junta de Freguesia (4), e da Mesa da Assembleia de Freguesia (3).

A proposta dos vogais a integrar o executivo da Junta de Freguesia é apresentada por Augusto Mendes e os nomes a constar na mesma deverão sair dos membros que integram a nova Assembleia de Freguesia.

Após votação secreta e eleito o novo executivo, proceder-se-á à substituição, na Assembleia, dos membros que o integram e seguir-se-á a eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia, constituída por um presidente e dois secretários.

Salientes-se que desde o mandato de 2013/2017 a Assembleia de Freguesia de Caldelas não se via representada por três forças políticas distintas, situação que voltará a acontecer neste mandato com a eleição de Ezequiel Lopo, do Chega.

Em resultado eleições autárquicas e aplicado o método de Hondt, conforme previsto na Lei Eleitoral, os 13 eleitos para constituir a Assembleia de Freguesia de Caldelas foram os seguintes e pela seguinte ordem:

 

1º mandato - António Augusto da Silva Mendes - PS

2 º mandato - Manuel José de Araújo Ribeiro – PPD/PSD.CDS-PP

3 º mandato - José Inácio da Fonseca - PS

4 º mandato - Sónia Cristiana Ferreira Mendes - PPD/PSD.CDS-PP

5 º mandato - Rosa Maria Silva de Lima - PS

6 º mandato - José Maria Fernandes Ferreira Gomes - PPD/PSD.CDS-PP

7 º mandato - Cristina Maria da Silva Marques - PS

8 º mandato - Luís Filipe de Freitas Gonçalves - PS

9 º mandato - Diogo Teixeira Fernandes Vilarinho da Costa - PPD/PSD.CDS-PP

10 º mandato - Eduarda Sofia de Oliveira ferreira - PS

11 º mandato - Maria da Luz da Silva Alves Duarte - PPD/PSD.CDS-PP

12 º mandato - Chega- Ezequiel Tomé Alves Lopo - Chega

13 º mandato - António Joaquim de Azevedo Oliveira – PS

Partindo do pressuposto que Augusto Mendes indicará quatro elementos da sua lista para integrar o executivo, ao que tudo indica, os substitutos destes e do próprio Augusto Mendes na Assembleia de Freguesia serão, pela ordem de candidatura da lista do Partido Socialista, Cláudia Rafaela Ribeiro da Silva, José Horácio da Silva Nogueira, Sérgio Filipe Ferreira Martinho, Raquel Lobato Alves e Sérgio Ribeiro da Silva.