Simulação de acidente grave envolve bombeiros das Taipas em exercício
A corporação dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas participou no passado sábado num exercício de intervenção, integrado num plano nacional organizado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
O alerta foi dado cerca das 15 horas de sábado. Num dos extremos da Rua Professor Manuel José Pereira, um veículo ligeiro colidiu com um pesado que entrava na via.
O comandante dos bombeiros das Taipas, Francisco Pereira, explicou as particularidades do exercício: O embate provocou a rotura do depósito de combustível do pesado, provocando o incêndio das viaturas. O fogo alastrou-se a edifícios de habitação contíguos por projecção de partículas.
Do acidente resultaram dois feridos um grave e outro ligeiro. Fazia ainda parte do simulacro prestar apoio ao ocupante de uma habitação entrou em estado de choque depois de a habitação ter sido consumida pelas chamas. A operação consistiu ainda na evacuação das habitações contíguas.
Durante o dia de sábado foram montados vários exercícios deste género em todo o território nacional. A operação envolveu a Autoridade Nacional de Protecção Civil, os Corpos de Bombeiros e os comandos operacionais da Protecção Civil.
No final do simulacro, Francisco Pereira referiu que a resposta dos seus homens foi positiva. Tratou-se de uma situação muito particular, onde foram testados diversos exercícios, sendo possível verificar alguns aspectos que poderão ser melhorados, mas na generalidade o saldo foi positivo concluiu o comandante.
A situação demorou cerca de duas horas, incluindo a operação de desencarceramento das vítimas e a limpeza da área do acidente. O episódio atraiu um elevado número de populares que assistiu ao exercício.
Texto e foto: Paulo Dumas