27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas recebem visita de alunos de escola de Portimão

Redação
Sociedade \ sexta-feira, fevereiro 09, 2024
© Direitos reservados
Um grupo de alunos de um Curso Técnico de Proteção Civil esteve de visita, nos últimos dias, ao quartel dos bombeiros taipenses.

Juvenal Mendes e Ana Patrícia Almeida, professores de Biologia e Geologia e de Física e Química, respetivamente, lideraram um grupo de sete alunos que frequentam o 2º ano do Curso Técnico Profissional de Proteção Civil, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão e que estiveram de visita, nos últimos dias, às instalações dos Bombeiros Voluntários das Taipas.

Para além da visita ao quartel, os alunos também se deslocaram à Unidade Local de Formação dos bombeiros das Taipas e mantiveram contacto com associações locais da freguesia de S. Clemente de Sande, de onde é natural o docente, Juvenal Mendes.

A iniciativa teve na sua base a constante procura, por parte da escola, pelos melhores desafios a proporcionar aos seus alunos no contexto da sua área de formação e a escolha recaiu sobre os bombeiros das Taipas “pela vitalidade da sua associação humanitária, bem como, o profissionalismo do seu comando e operacionais. O Norte tem desafios ao nível da proteção civil muito diferenciados em relação ao Algarve. A equipa pedagógica que dinamiza este curso no meu agrupamento, reconhecendo isso, considerou uma grande mais-valia para as aprendizagens dos nossos alunos, esta visita”, referiu ao reflexo, Juvenal Mendes.

Para este docente, “o carinho e a competência” que encontraram nos BV Taipas “vai marcar para sempre a vida destes jovens. O envolvimento deles nas atividades propostas só foi possível pela qualidade das mesmas e de quem as dinamizou (formadores BVT). Os alunos destacam o carinho, o acolhimento, a simplicidade dos BV Taipas e claro a competência técnica dos seus profissionais. Também ficaram surpreendido pela excelência das instalações dos BV Taipas”.

No final da vista, Juvenal Mendes, mostrou-se “especialmente grato” a Hermenegildo Abreu, Comandante da corporação taipense e que coordenou todas as atividades, aos seus colaboradores que as dinamizaram e à Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, assim como, pela receção na Junta de Freguesia de Sande S. Clemente que contou com a participação do Centro Social local no jantar e com a Associação Desportiva " Os Unidos de S. Clemente, no apoio à prática desportiva.

“Na nossa escolha, pesou o facto de os BV Taipas terem uma verdadeira associação humanitária, sempre apoiada e em interação pela sociedade civil local e não estarem em nenhuma sede de concelho. Ou seja, só com muito trabalho e competência se consegue caminhar. Foi esse espírito empreendedor e arrojado que quisemos que os nossos alunos bebessem.” Referiu, a finalizar, Juvenal Mendes.