23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Semana da Ciência e Tecnologia decorre até 11 de março na Escola Secundária das Taipas

Redação
Cultura \ sexta-feira, março 06, 2020
© Direitos reservados
Encontra-se a decorrer a 7ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia na Escola Secundária das Taipas, um evento que conta com a realização de palestras, workshops, demonstrações, experiências e observações astronómicas envolvendo a biologia, a física, a geologia, a informática, a matemática e a química.

Jorge Fonte é o principal responsável por esta iniciativa e explicou ao Reflexo os principais traços da Semana da Ciência e da Tecnologia da Escola Secundária das Taipas.

“Esta iniciativa nasceu num projeto ao qual concorremos em que estabelecemos uma parceria com a Universidade do Minho, no Projeto Ciência Viva, no qual alguns professores universitários vêm cá fazer workshops, experiências, palestras e outras atividades”, refere o docente.

Durante o evento, esta sexta-feira, teve lugar a primeira Feira da Ciência, na qual participaram sensivelmente quarenta grupos de alunos a concurso da Escola Secundária de Caldas das Taipas e do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. Os alunos apresentaram os seus projetos nas mais variadas áreas científicas e tecnológicas, sendo os projetos avaliados por um júri constituído pelo Diretor do Planetário-Casa da Ciência de Braga, um docente da Universidade do Minho e dois conceituados professores da Escola Secundária das Taipas. Os melhores trabalhos irão representar a escola numa mostra nacional organizada pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica a decorrer no mês de maio em Coimbra.

Jorge Fonte não tem dúvidas da importância de iniciativas deste género para a comunidade escolar. “Trata-se, obviamente, de uma iniciativa importante para a comunidade escolar na medida em que é uma forma diferente de ver alguns assuntos que fazem parte do currículo dos alunos, e também ter uma interação que envolva o futuro deles porque os alunos do secundário são, cada vez mais, os futuros alunos universitários”, assegura.

Para além da envolvência com a comunidade escolar, a comunidade em geral é também visada e convocada para participar, uma vez que há iniciativas abertas à sociedade, como é o caso da sessão de observação astronómica que está agendada para o dia 10 de março, terça-feira, às 19horas.