28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Sede europeia da federação internacional de e-sports vai ficar no Avepark

Redação
Desporto \ terça-feira, fevereiro 22, 2022
© Direitos reservados
Sala propriedade da Câmara Municipal no parque de ciência e tecnologia de Barco vai ser cedida em regime de comodato ao World E-Sports Consortium, instalado provisoriamente em Roterdão.

Mais reconhecido por acolher entidades como o grupo de investigação 3B’s, da Universidade do Minho, e a Escola Superior Técnica Profissional, do IPCA, o Avepark vai acolher a sede europeia da federação internacional de jogos eletrónicos - World E-Sports Consortium (WESCO), na designação oficial. A informação consta da agenda da reunião do executivo municipal de quinta-feira, numa proposta para acolher a entidade em regime de comodato, numa sala do Lote 7 do parque de ciência e tecnologia situado na zona da Gandra, em Barco.

A autarquia propõe a cedência dessa sala por entender que a presença da WESCO em Guimarães vai promover o “concelho ao nível internacional”, já que “a promoção de relações internacionais privilegiadas para todo o setor empresarial local” pode gerar “vantagens quer ao nível do turismo, como económico”.

Com “representação institucional provisória em Roterdão”, a WESCO vai utilizar a “sala cedida pela Câmara de forma “esporádica”, já que “muitos dos seus trabalhos serão efetuados remotamente”, e ainda “espaços comuns como sala de reuniões”, mediante “disponibilidade”.

Na proposta lê-se ainda que os desportos eletrónicos estão em “pleno momento de expansão e evolução por todo o mundo”, quer pela interligação com o desporto “tradicional” na sua vertente digital, quer pelos “jogos e competições próprias”, apresentando uma implementação mais forte nos jovens, mas também um crescimento na “vertente familiar” e no “universo empresarial” em redor.

Fundada pela China, pelos Países Baixos, pela Austrália e pelo Brasil, a WESCO reúne cerca de 60 associações nacionais de desportos eletrónicos – a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos está a formalizar o acesso – e ainda várias organizações privadas.