24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Domingos Bragança recebe Chefe do Estado-Maior da Armada no Instituto 3B’s

Redação
Sociedade \ quarta-feira, julho 15, 2020
© Direitos reservados
O Almirante António Mendes Calado, Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, visitou esta terça-feira, 14 de julho, o Grupo de Investigação 3 B´s, no Avepark.

A visita contou com as presenças do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, da Vice-presidente, Adelina Pinto, do diretor do Grupo 3 B’s, Rui L. Reis, do vice-presidente do Instituto de Investigação 3 B’s, Miguel Oliveira, do investigador responsável pela área do Mar, Tiago Silva, e ainda de uma comitiva do Instituto Hidrográfico.

Para o Almirante António Mendes Calado, a Armada pode ser “um parceiro útil à sociedade e, por isso, estamos a desenvolver diversos contactos, com o intuito de inovar a Marinha e estabelecer novos pontos de encontro para servir os nossos propósitos e para mostrar a nossa disponibilidade em ajudar no que for necessário”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, sublinhou que “Guimarães é uma cidade de história mas uma história também feita de futuro. Futuro, assente na ciência e investigação, num modelo de impacto no desenvolvimento da nossa sociedade, da envolvência da Universidade, com as empresas, instituições e o território”,  numa clara alusão à cooperação que o município vem mantendo com a Universidade do Minho e que assume maiores repercussões na construção do Instituto Cidade de Guimarães, uma obra de referência na área da biomedicina e biomateriais, que está a nascer ao lado do atual edifício do Grupo 3 B’s, e que estará concluída no final deste ano. Neste novo edifício, para além de um prolongamento do I3B’S, será também instalada a sede do “Discoveries Centre for Regenearative and Precision Medicine”, que juntará cinco universidades portuguesas e a University College London, cujo trabalho na área da saúde é considerado referência mundial.