20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Secretário de Estado da Guiné-Bissau visita Guimarães

Redação
Sociedade \ terça-feira, outubro 20, 2020
© Direitos reservados
Adelina Pinto reuniu com o Secretário de Estado da Cultura da Guiné-Bissau, Francelino Cunha. Um encontro que vem cimentar relações institucionais.

Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, recebeu uma comitiva do Governo da Guiné-Bissau liderada pelo Secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha. O encontro que decorreu no Salão Nobre do Município, ocasionou uma “troca de experiências” e o reforço das relações institucionais.

A cidade de Guimarães tem vindo a desenvolver um trabalho no que diz respeito à cultura, que mereceu o reconhecimento por parte do governante da Guiné, na sequência da afirmação da cultura como fator distintivo da construção da cidadania e como meio eficaz para o desenvolvimento social e consolidação da consciência cívica dos cidadãos.

A ligação entre Guimarães e a Guiné-Bissau tem sido revigorada através de Festivais como o Noc Noc, que ao longo dos últimos anos tem dado a oportunidade de participação de vários artistas da cultura crioula das regiões de Cacheu e de Bissau, na sua programação e, ainda, o Fest’in Folk Corredoura com a presença de um grupo de folclore nas suas últimas edições.

Recorde-se que, recentemente, foi assumido o reforço das relações entre Portugal e a Guiné-Bissau pelo primeiro-ministro, António Costa, nos domínios político-diplomático, económico e cultural que reiterou que África será prioridade na presidência portuguesa da União Europeia. “Portugal presidirá ao Conselho Europeu da União Europeia a partir do dia 01 de janeiro do ano que vem, e assim as relações entre Europa e África uma vez mais terão em Portugal um motor fundamental, podendo culminar numa cimeira entre os dois continentes, e particularmente envolvendo a União Europeia e a União Africana”, declarou o chefe de Estado português.