Sande Vila Nova: restauro interior e altar da igreja inaugurados domingo
A comunidade paroquial de Sande Vila Nova vai proceder no próximo domingo à inauguração das obras de restauro interior assim como à sagração do novo altar da igreja paroquial. A cerimónia será presidida pelo Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida - 17h30 -, significando a exaltação de três anos de trabalho árduo da comunidade para conseguir levar a cabo a empreitada.
“Depois de um trabalho árduo de toda a comunidade que se empenhou durante três anos na angariação de fundos podemos considerar por concluída a fase de restauro do património que nos deixaram”, dá conta o pároco Marc Rodrigues Monteiro.
Para além do auxílio da comunidade paroquial, a obra contou com a colaboração do Gabinete de Restauro da Arquidiocese de Braga, responsável por todo o restauro da talha dourada, e dos tetos que “voltaram ao que era no original”.
“O trabalho de arquitetura ficou a cargo do Gabinete de Arquitetura Imago, dos arquitetos Fontes. Para além do restauro e preservação do património acrescentamos algumas peças de Arte que conjugam e completam está obra: um novo altar, ambão e cadeira presidencial. A nível dos têxteis foi concebido um novo conjunto de paramentos pela estilista Carla Pontes que concebeu exclusivamente para o uso nesta Igreja”, informa o pároco.
Marc Rodrigues Monteira destaca o “trabalho árduo” de várias pessoas, frisando, no entanto, que “ainda não está acabado”. O próximo passo é realizar uma intervenção na fachada e dos espaços exteriores.