26 agosto 2025 \ Caldas das Taipas
pesquisa

Ricardo Costa propõe equipas multidisciplinares para Serviços Urbanos

Sofia Rodrigues
Política \ segunda-feira, agosto 25, 2025
© Direitos reservados
Candidato do PS à Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, propõe nove equipas multidisciplinares de Serviços Urbanos, com o objetivo de garantir maior proximidade e eficiência na gestão do espaço público.

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, apresentou uma proposta para a criação de nove equipas multidisciplinares de Serviços Urbanos, com o objetivo de garantir maior proximidade e eficiência na gestão do espaço público.

Organizadas segundo a área de abrangência das Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF), as equipas terão como missão assegurar a manutenção de arruamentos, jardins, mobiliário urbano, parques infantis e escolas. Além disso, ficarão responsáveis por dar resposta rápida a pequenas ocorrências e apoiar iniciativas comunitárias.

Segundo Ricardo Costa, de acordo com o comunicado da Central de Informação, "esta proposta traduz uma nova forma de olhar para os serviços urbanos, com equipas próximas das pessoas, capazes de responder de imediato e com qualidade às necessidades do dia-a-dia".

O modelo é sustentado no "Estudo das Equipas Operacionais das CSIF", realizado em julho de 2025, e distingue as duas CSIF localizadas no centro da cidade - Comunidade Solidária e Couros - das restantes nove que abrangem o território concelhio.

Para o candidato socialista, o novo modelo permitirá passar de uma lógica reativa para uma manutenção preventiva: "Guimarães precisa de um modelo mais descentralizado, que assegure manutenção preventiva em vez de apenas reativa, reforçando a confiança das populações nos serviços públicos".

A proposta insere-se na estratégia de "Guimarães Capital Verde Europeia 2026". "Este é um compromisso que se enquadra na estratégia de Guimarães Capital Verde Europeia, afirmando-se como uma cidade sustentável, organizada e resiliente, onde a gestão do espaço público é feita com qualidade, proximidade e responsabilidade ambiental", concluiu Ricardo Costa.

Imagem: @Central de Informação