
Ricardo Araújo quer mobilidade gratuita e mais oferta de transportes
Ricardo Araújo, defende transportes públicos gratuitos e uma solução imediata para a mobilidade no concelho. A proposta surge após uma viagem de autocarro realizada entre Souto São Salvador e a Central de Transportes de Guimarães, onde o candidato testemunhou as dificuldades diárias de centenas de utilizadores.
“São necessárias soluções para o dia a dia, para agora. Por isso, é importante implementarmos medidas como a gratuitidade do transporte público, mas também reforçar de forma significativa a capacidade de resposta dos transportes rodoviários”, afirmou Ricardo Araújo. Segundo o candidato, a Câmara tem margem orçamental para avançar, tendo o orçamento municipal crescido de 107 para 225 milhões de euros nos últimos quatro anos.
Após a viagem, o candidato reuniu-se com os responsáveis da Guimabus, Fernando Salgado e Sérgio Ferreira, para discutir os principais desafios e soluções para o sistema de transporte rodoviário. A empresa apontou como objetivos estratégicos o aumento da cobertura da rede para cerca de 6 milhões de quilómetros por ano e a criação de novos corredores BUS no centro da cidade.
Destacou ainda a importância da Guimabus e elogiou o investimento em veículos elétricos, mas sublinhou que “a mobilidade em Guimarães exige visão, investimento e coragem política”. O candidato criticou a ausência de uma solução credível para o estacionamento dos autocarros, considerando urgente responder a este problema.