20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Reunião Internacional de Emergência Extra-Hospitalar a 10 de novembro

Alfredo Oliveira
Sociedade \ quinta-feira, novembro 08, 2018
© Direitos reservados
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas promove, a 10 de novembro, a sua primeira Reunião Internacional de Emergência Extra-Hospitalar.

Trata-se de um encontro que juntará um conjunto alargado de convidados representantes das mais diversas entidades ligadas à emergência extra-hospitalar em Portugal e no Reino Unido.

Na manhã de sábado, pelas 9h, no Centro Pastoral de Caldas das Taipas, bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de emergência juntam-se com o intuito de debater o panorama e a conjuntura atual da emergência extra-hospitalar, sem deixar de perspetivar o futuro desta área.

A primeira temática prende-se com a abordagem ao “Traumatizado: realidade e desafios”. Pelas 11h15min estará em apresentação “Novas abordagens/Inovação no atendimento do traumatizado”. No início da tarde será abordada a questão das “imobilizações”, estando marcada para as 15h a conferência que encerrará este encontro internacional, subordinada ao tema “Futuro da emergência extra-hospitalar”.

José das Neves Machado, presidente da direção dos bombeiros taipenses deu conta que esta iniciativa foi ganhando corpo pelo facto de o grupo de saúde da corporação sentir que era uma área que deveria ser debatida, no sentido de se prestar um melhor serviço aos sinistrados.

Foi criada uma comissão para o efeito que começou a delinear este encontro que já conta com mais de 200 inscrições. Os bombeiros de Caldas das Taipas pretendem, deste modo, criar um espaço de encontro dos profissionais da área da saúde, que permita uma atualização de conhecimentos e que este encontro se torne numa grande sessão de divulgação científica na área da emergência extra-hospitalar.

Os que estiverem interessados em participar podem ainda efetuar essa inscrição até ao dia 6 de novembro. O valor para médicos e enfermeiros é de 15 euros e de 10 euros para bombeiros/CVP/estudante/TEPH e outros. Para mais informações os interessados podem consultar a página dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas.