30 outubro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Resíduos orgânicos valem 87,5% da reciclagem da Vitrus desde início do ano

Redação
Sociedade \ sexta-feira, maio 17, 2024
© Direitos reservados
Responsável pelos orgânicos em todas as freguesias do concelho com a medida em vigor e por todos os resíduos na área PAYT, a empresa municipal contabiliza até agora mais de 2.700 toneladas recolhidas.

A empresa municipal Vitrus Ambiente recolheu 2.774,16 toneladas de resíduos recicláveis desde o início do presente ano, no âmbito do serviço de recolha de higiene urbana que presta no território vimaranense.

Dessa quantidade, 87,5% diz respeito a resíduos orgânicos, recolhidos na freguesia que alberga o centro histórico, nas restantes seis freguesias da cidade e ainda nas vilas de Ponte e de Caldas das Taipas. Dessas 2.427 toneladas de resíduos orgânicos, 570 respeitam ao centro da cidade, onde vigora o sistema PAYT (pagar tarifa consoante lixo produzido). Quanto aos restantes tipos de resíduos nessa área central, contam‐se 89,64 toneladas de vidro, 172,86 de papel e cartão e ainda 84,64 de plástico.

Essa contabilidade torna‐se pública à boleia do Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio), que visa consciencializar a população para a importância da correta separação dos resíduos e alertar para a necessidade de se cuidar dos recursos do planeta e travar o consumismo.