Reedição do guia “Citânia e Sabroso” ganha prémio de design em Nova Iorque
A Sociedade Martins Sarmento reeditou o livro-guia de 1930 sobre a Citânia de Briteiros e o Castro de Sabroso no final do ano passado. Um dos contributos para o projeto foi o da OOF Design, estúdio vimaranense há dias galardoado na edição de 2022 dos prémios Graphis, atribuídos a projetos de design, fotografia, ilustração e publicidade de todo o mundo a partir de Nova Iorque.
O trabalho da OOF quanto aos núcleos classificados como Monumento Nacional recebeu um Silver Award na categoria “Design Annual 2022”, vocacionada para premiar “trabalhos reveladores de especial talento na categoria de design de comunicação”, lê-se no comunicado enviado pelo estúdio às redações.
Criado em 2011 por Cláudio Rodrigues, o estúdio desenhou a nova versão de “Citânia e Sabroso”, dotada ainda de novas fotografias, de novos textos escritos pelo arqueólogo Gonçalo Cruz e da modalidade bilingue – português e inglês.
A OOF Design recebeu outro Silver Award na mesma categoria, devido ao trabalho em “Lagoas e Charcas do rio Ave”, livro editado pelo Laboratório da Paisagem sobre aquela área ribeirinha da freguesia de Castelões. A obra conta com textos científicos, um guia de visita ao rio Ave e uma galeria de imagens com animais e plantas daquele habitat.