28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Recolhidas seis mil toneladas de orgânicos na estreia de Taipas e Ponte

Redação
Sociedade \ quinta-feira, dezembro 28, 2023
© Direitos reservados
O alargamento às duas vilas e às freguesias em redor do centro histórico de Guimarães ditou um aumento de 700% entre 2022 e 2023 nos resíduos recolhidos pela empresa municipal Vitrus.

O ano de 2023 vai terminar com a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos orgânicos no concelho de Guimarães, adiantou, na quarta-feira, a Vitrus Ambiente, empresa responsável pela operação. O número constitui um aumento de cerca de 700% face a 2022, ano em que a empresa municipal contabilizou 915 toneladas.

A justificação para tal subida é o alargamento da área de distribuição de contentores de resíduos orgânicos, consumada em 06 de fevereiro de 2023. Desde então, as vilas de Caldas das Taipas e de Ponte, assim como as freguesias de Creixomil, Urgezes, Costa, Mesão Frio, Azurém e Fermentões dispõe de contentores, contribuindo para uma área de recolha de resíduos orgânicos que abrange 55 mil habitantes. Entre janeiro e maio, já tinham sido recolhidas mais de duas mil toneladas de orgânicos.

No ano passado, a recolha cingia-se à população do centro histórico de Guimarães – União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião -, às escolas de todo o concelho, assim como aos restaurantes, cafés e lares das freguesias da cidade, da Costa, Mesão Frio, Urgezes, Creixomil, Azurém, Fermentões, Caldelas e Ponte.

Esse alargamento implicou a instalação de mais de duas centenas de contentores para o depósito de resíduos orgânicos, em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães e com o Laboratório da Paisagem.

Os contentores orgânicos servem de depósito para restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objetos compostáveis.