29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Rafael Amâncio Silva será o novo Comandante dos Bombeiros das Taipas

Manuel António Silva
Freguesias \ quarta-feira, fevereiro 08, 2017
© Direitos reservados
A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas já escolheu o sucessor de Hermenegildo Abreu, para o Comando da corporação taipense. Rafael Amâncio Silva foi, desde 2010 Adjunto de Comando e prepara-se, agora, para assumir a liderança do Corpo de Bombeiros das Taipas.

Terá sido uma das primeiras decisões da nova Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas (AHBVCT), após a sua tomada de posse no início do passado mês de Janeiro.

Com a nomeação de Hermenegildo Abreu, em Dezembro último, para o Comando Distrital de Braga de Proteção Civil, a Direção dos bombeiros taipenses, reeleita para novo mandato a 10 de Dezembro de 2016, ficou em mãos com a tarefa de encontrar o seu sucessor. Logo na altura, o seu presidente, José Machado, mostrou-se favorável a uma solução que garantisse continuidade e, sabe-se agora, a escolha recaiu sobre Rafael Amâncio Silva.

A proposta de nomeação seguiu, para devida homologação, em meados de Janeiro, para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) aguardando-se, nesta altura, pela verificação dos requisitos legais de Rafael Amâncio Silva, exigidos para o cumprimento das referidas funções de Comando.

José Machado, contactado pelo Reflexo, diz esperar que até ao próximo aniversário da corporação, celebrado a 1 de Maio, já tudo possa estar devidamente autorizado pela ANPC.

O próximo Comandante dos Bombeiros das Taipas foi admitido na corporação a 1 de Junho de 1989. Atualmente na categoria de subchefe, Rafael Amâncio Silva, perdeu a sua qualidade de Aspirante em 21 de Dezembro de 1989, ingressando na corporação como bombeiro de 3ª classe. Em 1998 e 2004, foi promovido a bombeiro de 2ª e 1ª classe, respetivamente. Foi promovido a subchefe em 2012, dois anos depois de ter assumido funções como Adjunto de Comando. Soma, no seu currículo, inúmeros louvores e condecorações, assim como, um sem número de cursos, nas mais variadas áreas de intervenção.